NOTÍCIAS DA ACE

ACE promove encontro histórico dos primeiros eng. graduados pela UFSC em 1966 e atual equipe do EMC



Florianópolis - A Associação Catarinense de Engenheiros – ACE, em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina, promove nesta sexta-feira (12/08), às 14 horas, um encontro histórico dos primeiros engenheiros graduados pela UFSC em 1966 e a atual equipe do Departamento de Engenharia Mecânica (EMC) da Universidade, chefiado pelo professor Edson Bazzo.


Na oportunidade, Otávio Ferrari Filho, um dos graduados de 1966, representará o grupo dos pioneiros engenheiros mecânicos e, como coordenador do Conselho Editorial, fará uma breve apresentação do livro ora em edição, intitulado “Os 50 Anos de Graduação da Primeira Turma de Engenheiros da UFSC - A Engenharia Mecânica Ontem, Hoje e Amanhã”, cujo lançamento ocorrerá dia 17 de novembro de 2016, em Florianópolis, no “Seminário sobre os novos rumos da Engenharia Mecânica”.


Representando a ACE e seu presidente Carlos Koyti Nakazima, estará também presente o assessor de Eventos da ACE, engenheiro Ivan Rezende Coelho. O trabalho de pesquisa, organização e edição da obra está a cargo do jornalista Mário Xavier e do editor de arte Alexandre de Oliveira, com a participação e cooperação do EMC - UFSC e diversas outras fontes do setor.


Fundada em 24 de maio de 1934, a ACE é a mais antiga associação de classe da engenharia de Santa Catarina, congregando mais de 1.000 associados. Teve marcante participação na criação do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina - CREA/SC, nos cursos de Engenharia da UFSC e outras instituições e iniciativas em prol do segmento e do desenvolvimento socioeconômico e tecnológico do Estado.


Para a realização da obra e do seminário, foi formado um Comitê Editorial composto por uma engenheira e nove engenheiros da ACE, dois deles responsáveis pela Coordenação Técnica dos projetos: Otávio Ferrari Filho, que também é ex-presidente da entidade, e o engenheiro Roberto de Oliveira PhD., diretor técnico da Associação.

Relação dos pioneiros 12 graduados em Engenharia Mecânica em 1966

(ordem alfabética)

  1. Adalberto José Ramos Campelli

  2. Antonio Luis Pereira

  3. Cesar Seara Junior

  4. Fanor Carlos Espíndola

  5. Fausto Moreno de Mira

  6. Gerson Wanderley Leal

  7. Hyppólito do Vale Pereira Filho (falecido)

  8. Ivo Raul d'Aquino Silveira (falecido)

  9. Mário Vieira Filho

  10. Otávio Ferrari Filho

  11. Pedro Isau Conti (falecido)

  12. Vera Lúcia Duarte Pereira

Conselho editorial do Livro

(ordem alfabética)

  1. Abelardo Pereira Filho

  2. Arno Blass

  3. Edemar Antonini

  4. Lourival Boehs

  5. Maria Eliza Nunes

  6. Otávio Ferrari *

  7. Raul Valentim da Silva

  8. Roberto de Oliveira *

  9. Sergio Gargioni

  10. Nelson Back

* Coordenação



texto: Mario Xavier/Redactor

fotos: Henrique Almeida/Agecom/UFSC

0 visualização0 comentário