NOTÍCIAS DA ACE

Crea-PR leva propostas de projetos a prefeituráveis de 38 municípios paranaenses

Criada há 10 anos, a Agenda Parlamentar tem o propósito de apoiar gestores municipais, com soluções para a melhoria de municípios e do Estado



No mês de outubro, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) deu início a uma série de encontros com candidatos a prefeitos, em diversas cidades do Paraná. A iniciativa apartidária tem como propósito apresentar soluções na implantação de políticas públicas nas áreas das Engenharias, Agronomia e Geociências aos futuros administradores municipais. Conhecida como “Agenda Parlamentar – O Paraná em Debate”, a ação teve como ponto de partida as oito regionais do Conselho espalhadas pelo Estado – Curitiba, Ponta Grossa, Guarapuava, Apucarana, Londrina, Maringá, Cascavel e Pato Branco.


Com a parceria de Entidades de Classe e Instituições de Ensino Superior, a Agenda Parlamentar é composta por propostas sugeridas por meio de Cadernos Técnicos e de Estudos Básicos de Desenvolvimento Municipal (EBDM), materiais produzidos por profissionais técnicos altamente especializados que voluntariamente participam deste trabalho com o Crea-PR. Os EBDM seguem a metodologia de elaboração de um plano plurianual de gestão com sugestões de projetos. São proposições que podem ser incorporadas a qualquer plano de governo, com o propósito de promover mais qualidade de vida à população.


O programa – e suas propostas – foi apresentado em 38 municípios paranaenses. Em Curitiba foram 14 encontros com candidatos, realizados por meio das sabatinas da Associação Comercial do Paraná. Na regional Ponta Grossa, foram 11 encontros em três cidades – Ponta Grossa, Telêmaco Borba e Castro. Em Ponta Grossa, as propostas estão relacionadas às estradas rurais e sinalização, hortas urbanas, resíduos sólidos orgânicos, acessibilidade e exigência de registro de empresas de Engenharia, Agronomia e Geociências junto ao Crea-PR.


Em Guarapuava, os EBDM propõem ações para a conservação e sinalização das estradas rurais, estruturação e valorização do quadro técnico municipal, regularização fundiária rural, adoção do programa Casa Fácil, saneamento rural e resíduos sólidos orgânicos. Na mesma regional, a agenda também foi apresentada em Irati, Laranjeiras do Sul e União da Vitória.


Na regional de Maringá, foram 29 encontros presenciais realizados com candidatos de Maringá, Sarandi, Paiçandu, Paranavaí, Campo Mourão, Cianorte, Goioerê e Umuarama. Outros 17 prefeituráveis que não puderam participar dos encontros receberam o conteúdo do programa. Em todas as microrregiões, há propostas para carências similares dos municípios, como Mobilidade Urbana, Gestão de Resíduos Sólidos, Licenciamento Ambiental, Agricultura Urbana, entre outros temas. Para o gerente regional do Crea-PR, Engenheiro Civil Hélio Xavier da Silva Filho, os encontros com os ‘futuros’ gestores públicos têm sido muito positivos, por serem uma possibilidade para apresentar os debates construídos pelas Entidades de Classe e pelo Conselho em formato de produtos. “Ao final dos encontros, os candidatos se mostram impressionados pelo nível e qualidade dos conteúdos”, diz.


Em Pato Branco foram 22 encontros presenciais nos municípios de Pato Branco, Francisco Beltrão, Palmas, Dois Vizinhos e Realeza. “A Engenharia Pública é fundamental para o desenvolvimento dos municípios, pois contempla as áreas urbana e rural, possibilitando a melhora duradoura da qualidade de vida da população quando feita com as devidas técnicas e qualidade. Nos encontros, mostramos que os profissionais do Sistema Confea/Crea estão sempre a postos para contribuir com o Poder Público”, explica o gerente da regional Pato Branco do Crea-PR, Engenheiro Civil Diogo Colella.


Cinco encontros presenciais marcaram a ação da Agenda Parlamentar na regional de Londrina – composta por nove municípios: Londrina, Santo Antônio da Platina, Cambará, Ribeirão Claro, Jacarezinho, Ibaiti, Uraí, Cornélio Procópio e Bandeirantes. Na região do Norte Pioneiro são 48 EDBMs e 17 candidatos a prefeito. Nas regionais onde não houve encontro presencial, o Crea-PR apresentou as propostas virtualmente. Conservação de nascentes, Programa Casa Fácil, e estruturação e valorização do quadro técnico municipal estão entre os EBDM apresentados nas microrregiões.


Na Regional Cascavel, que abrange 52 municípios do Oeste, prefeituráveis de cinco cidades receberam as propostas: de Marechal Cândido Rondon, Toledo, Cascavel, Foz do Iguaçu e Medianeira. Para os candidatos da cidade de Cascavel, os EBDM apresentados são sobre os temas Programa Casa Fácil, Coleta Seletiva, Desassoreamento do Lago Municipal de Cascavel, Estradas e Sinalização Rural, Estruturação e Valorização do Quadro Técnico Municipal, Hortas Comunitárias Urbanas, Incentivo ao uso de Energias Renováveis, Lei de Inspeção Predial, Licenciamento Ambiental, Programa Municipal de Conservação de Nascentes, Resíduos Orgânicos e Sinalização de Trânsito.


Apucarana e Ivaiporã receberam propostas da Agenda Parlamentar do Crea-PR pela regional Apucarana. Foram sete encontros pela regional. Um dos principais pontos discutidos foi com relação ao planejamento da expansão urbana. “Houve um estreitamento desse entendimento de que é importante ter a participação da engenharia na solução dos problemas, de se ter esse olhar mais técnico em relação principalmente ao futuro, porque as cidades que são planejadas hoje vão dar qualidade de vida para as pessoas das próximas gerações”, comenta o gerente da regional Apucarana do Crea-PR, Jeferson Antonio Ubiali. Arapongas receberá as propostas após a votação de 15 de novembro.


“Esta possibilidade de termos voz ativa no desenvolvimento local por meio da Agenda Parlamentar me leva a refletir sobre o papel que cada pessoa desempenha na vida da sociedade. Se todos nos unirmos e cada um fizer a sua parte, certamente contribuiremos para um futuro melhor, que sonhamos e merecemos”, avalia o presidente do Crea-PR Engenheiro Civil Ricardo Rocha sobre a Agenda Parlamentar, considerada uma das mais impactantes atuações do Conselho na vida pública do Estado.


Quem desejar acompanhar os materiais produzidos para a edição de 2020 para as eleições municipais, basta acessar o site: https://agendaparlamentar.crea-pr.org.br/. São 40 cadernos técnicos e mais de 200 estudos de diversos temas nos EDBMs.


Fonte: CREA-PR

3 visualizações

ENTIDADES PARCEIRAS

ACE - Associação Catarinense de Engenheiros
Gestão 2020-2023 - Valorização da Engenharia - Competência & Retidão

Valorização da Engenharia

Competência & Retidão

Para que possamos juntos continuar a construir um novo sonho da velha precursora, atualizado  para o nosso tempo na Gestão 2020-2023

  • Telegram
  • Youtube
  • Facebook
  • Linkedin
  • Instagram

Contatos

Secretaria
ace@ace-sc.com.br  |  (48) 3248-3500 

Coordenação de Eventos Técnicos
ivancoelhoace@gmail.com  |  (48) 3248-3553

Endereço

R. Cap. Euclídes de Castro, 360
Coqueiros, Florianópolis - SC, 88080-010

Copyright (c) 2020. Associação Catarinense de Engenheiros

Marketing Digital

Criatividde Coletiva

Associação Catarinense de Engenheiros - ACE

CNPJ: 83.932.483/0001-90