top of page

NOTÍCIAS DA ACE

A ACE e Entidades co-irmãs - Realização de Palestra técnica da Academia Nacional de Engenharia (ANE)

Dando sequência ao nosso compromisso assumido nas eleições para diretoria atual, estabeleceu-se melhorar contatos com entidades afins. Assim sendo, muitos contatos já se fizeram e neste período próximo recente, tivemos respostas. Um deles, foi o convite para mediar palestra sobre inovações em infraestrutura urbana; outro, será receber o presidente de entidade máxima em Academia. E, se está desenvolvendo parceria com a nossa UFSC, mas será abordada mais lá diante.


Inicialmente se toca no assunto mais presente e de curto prazo vincendo se referindo à Academia Nacional de Engenharia (ANE, vejam no site). Esta entidade congrega profissionais atuantes que prestaram (ou continuam prestando) serviços altamente diferenciados para a Engenharia. Atualmente presidida pelo professor Francis Bogossian que formou-se em Engenharia Civil na antiga Universidade do Brasil, atual Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); que declara um acerto ter se dedicado à Geotecnia, que na época era uma grande novidade tendo depois de formado professor da área de Mecânica dos Solos, Fundações e Obras de Terra. Teve larga experiência no exterior (Europa), lecionando em Portugal, no Laboratório Nacional de Engenharia Civil de Lisboa (LNEC), por exemplo. Por fatos alheios ao interesse aqui, descobriu a possibilidade de cursar especialização em Mecânica dos Solos, das Rochas e Barragens, com foco em aproveitamentos hidrelétricos. Participou de processo seletivo e conquistou a vaga, adiando as atividades em Lisboa.


Mesmo sem equivalência a mestrado ou doutorado, prof Francis declara que: "O professor Costa Nunes e eu valorizamos a oportunidade que me foi dada de aprender, de ensinar, de trocar experiência com engenheiros e professores do mundo inteiro, como o único brasileiro na minha área, de Geotecnia", comemorou. Então virá aqui na ACE proximamente (dia 18 deste as 17 horas) palestrar sobre Desastres Climáticos e suas Mitigações”. Notar que SC se considera um foco de todos os tipos destes eventos –recorrentemente desastrosos – portanto se manifesta claramente ser de interesse maior de Profissionais do Sistema CONFEA CREA.


Agora vem uma experiência local onde se abordou uma série de Inovações Tecnológicas num só sistema-produto e filosofia. O eng Aloísio Pereira da Silva, mundialmente reconhecido no meio técnico especializado, mas localmente precisando ser EFETIVAMENTE conhecido apresentou seu trabalho fortemente inovativo dentro deste escopo que muito se fala, mas pouco se entrega. Isto se deve não só a um item, mas tudo o mais o que representa para um dos mais graves problemas do meio urbano, mas parcamente conhecido sua fragilidade e alto custo: infraestruturas enterradas. O SENGE realizou no mês passado (11 de julho) dentro da linha Infraestrutura para Cidades Inteligentes, um evento on-line sobre o Sistema INFRACITIES. O presidente da ACE foi escolhido para mediar tendo em vista a postura ativa em eventos sobre esta e outras linhas deste assunto emergente, também por ter participado da banca de doutorado do apresentador. Pode ser assistida no youtube do SENGE, mas convém destacar os itens inovativos: a ideia de um sistema que facilita desde a implantação como, especialmente, as ampliações e as sempre requeridas manutenções. Acrescenta-se que se executa este sistema sem ocasionar bloqueios ao tráfego, ser MUITO rápido de se executar, a custo MUITO menor que dos sistemas convencionais, e diga-se de passagem, OBSOLETOS e lesivos a diversos interesses públicos. Por último, dentro desta lista de inovações: com material também inovativo (plástico resistente oriundo de resíduos sólidos urbanos). Isto se refere também à falta de novos materiais constituintes das infraestruturas, a maioria com mais de 150 anos de uso.....Muito conhecimento a compartilhar....


A Palestra técnica foi intitulada Prevenção x Mitigação de Catástrofes e será proferida pelo Engenheiro e Professor Francis Bogossian - Presidente da Academia Nacional de Engenharia (ANE) e Vice-Presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro – CREA-RJ, no dia 18/08/2022, quinta-feira, ás 17:00 horas no Centro de Eventos da Associação Catarinense de Engenheiros – ACE em Florianópolis-SC


A Presença deverá ser confirmada através dos seguintes canais de Comunicação:


Giane Muniz da Fonseca - Secretária Administrativa da ACE

E-mail: ace@ace-sc.com.br

Telefone: (48) 3248-3500


14 visualizações0 comentário
bottom of page