NOTÍCIAS DA ACE

A ACE estará realizando no dia 24 de maio de 2022 o evento Diálogos Hidroviáveis 2022


A Associação Catarinense de Engenheiros estará realizando no próximo dia 24 de maio de 2022 em suas instalações o evento intitulado Diálogos Hidroviáveis 2022, sendo que este tema é discutido em eventos itinerantes no território nacional. Conta com apoio institucional da Frente Parlamentar Mista de Logística e Infraestrutura – FRENLOGI do Senado Federal, do CREA-SC - Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina e de diversas instituições ligadas ao tema e que terão sua participação através de seus profissionais expertises na área.


Os temas abordados, de uma forma macro serão:


  • A importância e perspectivas das cargas conteinerizadas de alto valor agregado para os portos de Santa Catarina e seu impacto no desenvolvimento econômico do estado e do Brasil.

  • A BR do Mar e a navegação de cabotagem a partir dos portos catarinenses: principais cargas, destinos e desafios - Influência operacional nos outros portos da Federação

  • Abordagem do CREA-SC no aspecto dos portos Catarinenses e seus modais em Santa Catarina e no Brasil.

  • Net Zero Shipping - embarcações elétricas - Caso projeto Carapeva.

  • Inovação tecnológica, automação de processos e eficiência operacional aplicadas à logística portuária: a contribuição da indústria Catarinense no País.

  • Projeto para implantação da Hidrovia do Rio Itajaí e sua viabilidade técnica econômica ambiental para a indústria catarinense e nacional.

  • A estruturação da urbanização e o desenvolvimento econômico e social das cidades catarinenses a partir da implantação da infraestrutura náutica.


O detalhamento da grade de palestras e respectivos palestrantes, juntamente com a ficha de inscrição para o evento, salientando que não existe custo de inscrição no mesmo, estarão disponíveis no site oficial do evento que será disponibilizado em breve na página da ACE (https://www.ace-sc.com.br/).


O Presidente da ACE, Professor Roberto de Oliveira Ph.D. faz as seguintes considerações a respeito deste importante tema para o sistema CONFEA/CREA/MÚTUA e a sociedade em Geral:


“A premissa básica de que a infraestrutura, mais especificamente transportes hidroviáveis consiste num sistema integrado se adotou em tempos recentes e a Literatura Técnica levou a considerar nova percepção além de seu escopo inicial para uma gama mais ampla de necessidades e oportunidades de pesquisa. O modelo de ensino e atuação convencional se comporta monodisciplinarmente e as divisões institucionais entre os modos de infraestrutura e profissões são em grande parte artefatos Históricos, ou seja, sem conteúdos técnicos, que impõem barreiras ao desenvolvimento e adoção de novas tecnologias. ”


Participe deste evento e faça sua inscrição gratuitamente!


Associação Catarinense de Engenheiros - ACE

Valorização da Engenharia - Competência & Retidão

Gestão 2020 - 2023

13 visualizações0 comentário