top of page

NOTÍCIAS DA ACE

A ACE na mídia: obras de infraestrutura na grande Florianópolis


O vice-presidente da ACE no exercício da presidência, engenheiro civil Guilherme Tavares da Silva, no dia 18 de novembro de 2020, concedeu uma entrevista à jornalista Marina Dalcastagne da NSC sobre o andamento das obras de reforma das Pontes Colombo Salles e Pedro Ivo Campos. Naquele dia, iniciava-se um novo contrato de pavimentação do vão central da Ponte Pedro Ivo com uma técnica de pavimentação inovadora. O dermasfalt a ser executado, foi escolhido por ser mais adequado a superfícies tão grandes. O material aceita melhor as emendas e tem um peso melhor do que outras soluções.


A ACE tem um foco de acompanhamento das obras de infraestrutura, já tendo realizado diversas visitas técnicas nessas pontes.


Na semana anterior, o presidente da ACE, professor Roberto de Oliveira, e o fiscal do CREA-SC engenheiro Gabriel Alba, haviam participado de uma vistoria de conclusão dos serviços de reforço dos seis blocos emergenciais das pontes. Mas ainda há muito o que fazer. Apesar de termos um grande contrato em execução, este contempla mais reparos aparentes de concreto e pintura. Ainda estamos carecendo da reforma dos outros blocos de fundações, mesoestrutura (vigas principais, transversinas, aparelhos de apoio, etc.) e inspeção submarina das estacas de fundações.

Dando continuidade ao acompanhamento das obras de infraestrutura de Florianópolis, o engenheiro civil Guilherme Tavares da Silva e vice-presidente da ACE, na ocasião ainda em exercício da Presidência, no último dia 25 de novembro de 2020 concedeu uma entrevista à NSC sobre o Contorno Rodoviário de Florianópolis. A longa batalha sobre a construção do Contorno data de 2008, quando se deu o contrato de concessão. Após diversos adiamentos da obra, atualmente (2020) estamos à espera da assinatura de um reajuste econômico na tarifa de pedágio. Estes valores se demonstraram necessários depois de mudanças de traçados demandadas pela população. A ACE vem longamente acompanhando vários dos passos destas obras, trazendo muitos dos profissionais de obra para nossos encontros e seminários. Muitas visitas também foram realizadas com nossa diretoria. Vamos acompanhar de perto este tema, uma vez que é a obra de infraestrutura mais importante de nosso Estado, e toda a engenharia catarinense será informada do desenrolar dos fatos. A ACE sempre à frente das obras de engenharia da grande Florianópolis.

83 visualizações0 comentário
bottom of page