top of page

NOTÍCIAS DA ACE

A ACE realizará o evento Diálogos Hidroviáveis 2022 no dia 24 de maio de 2022


Está programada na sede da Associação Catarinense de Engenheiros - ACE para o dia 24 de maio de 2022 a realização do evento Diálogos Hidroviáveis, onde serão abordados temas de relevância às Engenharias, atingindo os setores mais necessitados de auxílio à Logística, entretanto, o foco principal será na sua intercessão com a Engenharia. Assim, vai se procurar reduzir o foco desde o armazenamento, transporte e embarque e o caminho diria inverso até um centro distribuidor. A distribuição ao consumidor, ou seja, a interação com o comércio será alvo de outra abordagem.


Atualmente, nosso país, especialmente nosso Estado enfrentam uma crise no setor dos transportes devido da Infraestrutura que, além de ultrapassada e desequilibrada intermodalmente, encontra-se na sua base principal a rodoviária altamente comprometida em qualidade devido principalmente ao desgaste grande no pavimento e em abrangência na forma de falta de conexão ou está de modo inadequado.


Desde a antiguidade a humanidade utilizar a navegação marítima, fluvial e lacustre para atender suas necessidades, o que possibilitou o contato e eventualmente comercio com outros povos, algo que a sociedade moderna herdou e aprimorou, mas que tem o mesmo espirito desde seu início.


Ao longo dos últimos vinte anos portos de praticamente todos os países vêm passando por profundas reformas, a fim de compatibilizá-los com a nova ordem econômica e política internacional da qual destaca-se, por diretamente correlacionados ao desempenho portuário, o acelerado incremento do comércio internacional e a demanda por ganhos contínuos e exponenciais na eficiência produtiva.


Os portos são, assim, elos de cadeias logísticas, necessariamente no plural, tanto porque eles dividem, básica, mas não exclusivamente, os segmentos aquaviário e terrestre. Dado este papel, desempenham para múltiplas cadeias logísticas, ou seja, diferentes origens, destinos e percursos. O foco de análise, neste evento caso, é a gestão da carga. E, no caso sui generis de Santa Catarina, este evento vai procurar enfatizar uma raridade no Mundo: nossos portos não são acessados por ferrovias.


Mais informações e atualizações sobre o evento serão disponibilizadas a medida que o evento venha sendo desenvolvido.


Aguardem!


Associação Catarinense de Engenheiros - ACE

Valorização da Engenharia - Competência & Retidão

Gestão 2020 - 2023

14 visualizações0 comentário
bottom of page