top of page

NOTÍCIAS DA ACE

Abordagens da Gestão ACE 2020-2023 - REVITALIZAÇÃO DA ACE - Parte 1

Abordagens da Gestão ACE,2020-2023.

REVITALIZAÇÃO DA ACE.

Continuamos com nossos propósitos,

VALORIZAÇÃO DA ENGENHARIA-COMPETÊNCIA & RETIDÃO.


Parte 1: como se chegou à venda?

Assembleia Geral Extraordinária – realizada em 20 de setembro de 2022

Na noite de 20 de setembro de 2022, em Assembleia Geral Extraordinária colocou-se em votação em pauta única de reunião convocada e ocorrida dentro da legislação da ACE: a venda da sede. Participaram da Assembleia Geral Extraordinária a maioria de Ex-Presidentes da ACE, estes que aprovaram por unanimidade a venda do imóvel da Sede da ACE, decisão esta pautada nas evidencias apresentadas pelo Presidente Professor Engenheiro Civil Roberto de Oliveira Ph.D.


Esta ação significa uma caminhada ao futuro da Engenharia e das Ciências da Terra frente à Valorização pela atualização constante e disponível na Educação Continuada, bem como na transformação da entidade num Ambiente de Fomento às iniciativas de TI recentes, como startups e seus desdobramentos. Tudo isto com o objetivo de atender melhor os profissionais do Sistema CONFEA/CREA/MÚTUA.


Considerações do Professor Roberto de Oliveira Ph.D. Presidente da ACE

Passamos três gestões diferentes e o assunto das contas da ACE passava pela venda da sede. Retornou nesta onde se tentou o aluguel, inicialmente às empresas convencionais; tivemos muitas propostas, mas, em análise econômica, com o valor recebido, seria impossível quitar um empréstimo numa instituição financeira a juros amigáveis para pagar o IPTU atrasado, sustado em processo administrativo; segue a conta da contabilidade, segura por palavra. Todas a dívidas grandes por um triz. Explica-se que, fora da modalidade venda resultaria ao final que as dívidas altíssimas seriam apenas aplainadas suavemente, portanto continuariam a existir; mas o passivo acrescido sob a forma de desgaste patrimonial saltaria dos atuais um milhão e quinhentos mil para dois milhões; e continuaríamos sem condições de “peitar” uma reforma condizente com o nome ACE. E esta situação chamada popularmente de “embarrigar” nunca foi do meu perfil. O melhor valor de aluguel conseguiríamos com a CredCREA, mas o Banco Central exigiria uma escolta armada permanente que chegaria perto dos vinte mil reais por mês, anulando toda vantagem locatícia. Era um beco sem saída.


Assim sendo, a melhor solução foi a venda para a CredCREA, apesar de termos sido agraciados com muitas doações de muitos diretores, de alguns ex-presidentes, sendo dentre estes nossa imensa gratidão ao Eng. Aníbal Borin. E, para efetivarmos esta operação drástica seguimos ipse literis nossos regramentos, isto é, tudo foi negociado pelo resultado de reuniões convocadas dentro da conformidade legal. Destaca-se que a reunião que decidiu pela venda, amplamente divulgada, com ampla participação dos ex-presidentes (a quem reporto todos os acontecimentos da ACE, sejam técnicos ou de outros interesses) tivemos aprovação por unanimidade. Isto nos deixou felizes já que naquela ocasião voltaram as mesmas perguntas feitas há gestões anteriores, e as respostas apenas nos deixaram e aos presentes com a CERTEZA de que era não apenas a melhor, mas a única saída honrosa e inteligente para a situação. A pior das respostas naquela noite foi à pergunta mais cabível: quantos sócios estavam pagando a ACE em dia: consultando os dados na secretaria, apenas dois (2).


Registro da solenidade de Assinatura do Contrato de Compra e Venda pela ACE / CREDCREA em Fevereiro de 2023

No ato, estiveram presentes o Presidente da Credcrea Eng. Gelásio Gomes, Presidente da ACE Eng. Roberto de Oliveira, Secretário de Administração da Credcrea Clerson Larroyd, Conselheira de Administração da Credcrea Aline Flor, Conselheiro de Administração da Credcrea Eng. Claude Pasteur, Conselheiro Fiscal da Credcrea Eng. Mauro Lucas, Diretor Executivo da Credcrea Cesar Augusto Fabre, Diretor de Eventos da ACE Eng. Ivan Rezende Coelho, Gerente Administrativa e Financeira da Credcrea Regina Maria Hubbe Pacheco, Coordenador Administrativo e Financeiro da Credcrea Alexsandro Albino e a Secretária Administrativa da ACE Giane Muniz da Fonseca.



17 visualizações0 comentário
bottom of page