top of page

NOTÍCIAS DA ACE

ACE acompanha Vistoria da Ponte Pedro Ivo Campos em Florianópolis

O furto de cabos elétricos, vandalismo e depredações constantes nos bens públicos, em especial, estaria se tornando uma onda de desrespeito que merece uma ação das autoridades. Após clamor geral, um procedimento foi realizado a pedido do MPSC (Ministério Público de Santa Catarina) após o desabamento de uma placa de concreto da Ponte Colombo Salles recentemente.


A Associação Catarinense de Engenheiros - ACE sempre esteve bem perto destas três “obras”, a começar pela Ponte Hercílio Luz, onde, a partir do nosso Histórico Manifesto, até a marcação da data de sua conclusão; a redação deste documento foi tão contundente que obrigou o então DEINFRA a refazer a Comissão de Acompanhamento da Obra, e incluir nossa atuante entidade; e os termos nos quais o exarou criou impasse entre nós e aquela entidade. Isto só foi resolvido quando o novo governador decretou nossa participação, convidou o CONSELHO METROPOLITANO PARA O DESENVOLVIMENTO DA GRANDE FLORIANÓPOLIS - COMDES (Presidido pelo professor Roberto de Oliveira, então diretor técnico da ACE) para, reunidos na nossa sede, marcar a data para inaugurar o fim da reforma da “velha senhora” (28 de dezembro de 2019), apelido sugestivo da ponte Hercílio Luz. Das outras duas Pontes, Colombo Machado Salles e Pedro Ivo Campos, nosso então Diretor Técnico foi convidado a participar da perícia judicial (comandada também pelo MPSC, diga-se, Daniel Paladino) tendo em vista seus conhecimentos e expertise técnicas demonstrado nas atuações na Ponte Hercílio Luz.


A vistoria foi novamente conduzida pelo promotor de Justiça Daniel Paladino, da 30ª Promotoria da Capital, nesta manhã de quinta-feira, 4 de maio, e teve a participação de técnicos da secretaria de Estado da Infraestrutura, responsável pelas três estruturas, do secretário de Infraestrutura de Florianópolis, Rafael Hahne, representantes da Polícia Militar, dos bombeiros e de órgãos independentes, a exemplo do CREA-SC (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia); desta instituição, o promotor considerou o Presidente da ACE, Professor Roberto de Oliveira, como representante.


Após a vistoria, no entendimento do promotor Paladino, alguns blocos de apoio de pilares das pontes Colombo Salles e Pedro Ivo merecem uma intervenção mais urgente; foi o informado por uma entrevista do Presidente da ACE há duas semanas atrás para NDTV. Este será o principal pedido do promotor numa próxima reunião, com os órgãos presentes na vistoria, marcada para próxima semana, ou segunda-feira dia 8 de maio de 2023.


Outro problema encontrado diz respeito à passarela de pedestres e ciclistas da ponte Pedro Ivo. Embora tenha sido revitalizada e reinaugurada em dezembro de 2021, já apresenta sérios sinais de desgaste e problemas de iluminação. Como resultado desta falta de “supervisão social” e somado com a proibição de pesca no local, o caminho ficou livre aos vândalos, aos furtos e depredadores. Assim sendo, nossas pontes são alvo recorrente de furtos na fiação, sem contar outras anormalidades. Para Paladino, além de alguns reforços estruturais (acima falados), é essencial que sejam instaladas guaritas nas cabeceiras das pontes para monitorar os equipamentos.


Sugerido ler matéria no link que segue abaixo para maiores informações:


ACE sempre cumprindo seu papel de prestigiar e acompanhar as Boas Práticas de Engenharia e Combater o Exercício Ilegal da Profissão. Na foto, vê-se o promotor Paladino à esquerda e de costas o Coronel Araújo Gomes, Secretário de Segurança do Município de Florianópolis e de frente no centro da Foto o Professor Roberto de Oliveira Presidente da ACE.
ACE sempre cumprindo seu papel de prestigiar e acompanhar as Boas Práticas de Engenharia e Combater o Exercício Ilegal da Profissão. Na foto, vê-se o promotor Paladino à esquerda e de costas o Coronel Araújo Gomes, Secretário de Segurança do Município de Florianópolis e de frente no centro da Foto o Professor Roberto de Oliveira Presidente da ACE.


30 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page