top of page

NOTÍCIAS DA ACE

Aconteceu! De 20 a 23 de Maio, Semana Nacional da Engenharia ACE - Na sede do CREA-SC.

Atualizado: 2 de jul.

"Difícil falar da engenharia em Santa Catarina sem mencionar a ACE – Associação Catarinense de Engenheiros. Fundada em 24 de maio de 1934 por um grupo de 26 engenheiros reunidos no Instituto Politécnico de Florianópolis, essa pujante entidade de classe – a mais antiga de Santa Catarina na área das engenharias -, ao longo dos últimos 90 anos tem deixado sua marca na sociedade catarinense, consistente na defesa intransigente da engenharia, do bem estar da sociedade, do desenvolvimento econômico e social e dos interesses da classe que representa.


A ACE é entidade precursora do Sistema Confea/Crea, tendo tido relevante participação na criação do Crea- Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina; da antiga ETEFESC - Escola Técnica Federal de Santa Catarina; da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina; do SENGE - Sindicato dos Engenheiros no estado de Santa Catarina; e, mais recentemente, da Credcrea – Cooperativa de Crédito dos Profissionais da Áreas Tecnológicas de Santa Catarina.


A atuação da ACE jamais poderá ser acusada de corporativista. A entidade não apenas vem defendendo os interesses dos engenheiros

 que representa, mas igualmente segue lutando por melhorias nas condições de vida de todos os cidadãos catarinenses, por meio da defesa da aplicação correta das melhores normas técnicas e éticas nos projetos e na execução de obras de infraestrutura urbana que tragam benefícios incondicionais a todos, sem exceção. Além disso, sua atuação sempre buscou integrar o quadro associativo com a comunidade ao seu redor, por meio de atividades técnicas, sociais e culturais abertas ao grande público.   


Em última instância, as atividades desenvolvidas pela ACE possuem o escopo de melhorar a vida dos cidadãos catarinenses, mais especificamente daqueles que integram a região metropolitana de Florianópolis, por meio da promoção de discussões técnicas, seminários, palestras, congressos, reuniões com lideranças políticas e debates sobre os mais variados temas relacionados à engenharia.


Evidente que a história da ACE não se construiu sem a participação efetiva de todos aqueles profissionais que a ela se dedicaram ao longo desses 90 anos, em especial seus dirigentes, pretéritos e atuais, aos quais prestamos nossas homenagens e agradecimentos por sua dedicação em prol de tão vibrante entidade.


Vivemos tempos modernos – e diferentes. As atividades associativas, como nós as conhecíamos, vêm se alterando drasticamente. Nos tempos modernos, a comunicação homem-homem vem dando lugar à comunicação homem-máquina. A interação humana vem sendo cada vez mais mediada pela inteligência artificial. Exemplos disso são as redes sociais – que nos colocam em contato diários com amigos virtuais, e as reuniões a distância veiculadas por aplicativos os mais diversos. Atividades antes essencialmente presenciais são hoje realizadas remotamente, onde o máximo de contato que as pessoas têm entre si é através de uma tela de computador.


Essa nova realidade tem feito com que as entidades de classe associativas busquem alternativas de funcionamento para se manterem ativas e atuantes. Hoje em dia os profissionais dispõem de inúmeras opções para obter conhecimento sem necessitar de reuniões presenciais, bem como podem interagir com seus colegas de profissão e amigos por meio de aplicativos de internet cada dia mais poderosos e fáceis de utilizar.


É nesse novo contexto que a ACE vem desenvolvendo seu planejamento estratégico, a fim de se manter a par com as novas tecnologias sem perder de vista suas finalidades precípuas. Sob esse novo olhar, decidiu-se vender a antiga sede social localizada no bairro Coqueiros, um prédio enorme cujo custo de manutenção se tornara proibitivo, adquirindo-se uma sede própria menor e mais funcional, onde a ACE poderá desenvolver suas atividades da mesma forma como antes e a custo bem menor.


Esse novo olhar da ACE para a realidade atual também a está direcionando no sentido de aproveitar as facilidades das novas tecnologias para continuar atendendo seus associados com a disseminação de conhecimentos técnicos tão necessários ao contínuo aprimoramento profissional.

Temos a certeza de que, com as medidas atualmente sendo tomadas pela gestão da ACE, sua continuidade estará garantida por muito tempo ainda, dentro de uma nova perspectiva de atuação, sempre visando à defesa da engenharia e dos engenheiros catarinenses, assim como o progresso econômico e o bem estar da sociedade."


Engenheiro Eletricista Claude Pasteur



41 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page