NOTÍCIAS DA ACE

AREA –TB é reconhecida como Entidade Precursora do Sistema Confea/Crea e Mútua

Ultima Atualização em 01/08/2022

Sessão plenária do Confea
Sessão plenária do Confea

Na última sexta-feira, 29, durante a Sessão Plenária 1610 do Confea, foi aprovado por unanimidade no plenário o processo de reconhecimento da Associação Regional de Engenheiros e Arquitetos do Vale Rio Tubarão (AREA-TB) como Entidade Precursora do Sistema CONFEA/CREA e Mútua. No país, outras 43 entidades recebem esta nomeação, que é dada para organizações fundadas antes da criação do Conselho Federal, 1933, ou da criação das regionais. A entidade teve papel relevante no processo de fundação, implantação e desenvolvimento do Crea-SC.

Em Santa Catarina, a AREA-TB é a sexta entidade a receber o reconhecimento. A associação foi fundada em em 1957 com o nome de Associação Sul Catarinense de Engenharia (ASCE), em 1981 foi desmembrada em AREA -TB (Amurel), com sede em Tubarão, e Associação Sul Catarinense de Engenheiros e Arquitetos (ASCEA) com sede em Criciúma (Amrec), essa já reconhecida anteriormente pelo Confea.

A efetivação do reconhecimento na plenária do Confea é resultado do trabalho da associação em conjunto com o Colégio de Entidades Regionais de Santa Catarina do Crea-SC (CDER) e do conselheiro federal representante de Santa Catarina, Eng. Eletric. Evânio Nicoleit.


O Crea-SC tem realizado ações para a preservação da história da engenharia no estado junto às entidades. Com a Associação Catarinense de Engenheiros (ACE), entidade mais antiga de Santa Catarina, com data de fundação em 1934, alinha parceria para conservação de documentos, informações, fotos, publicações e objetos do acervo e memorial histórico da entidade, que está entre as entidades de classe catarinense reconhecidas pelo Sistema Confea/Crea e Mútua como precursora.

0 visualização0 comentário