top of page

NOTÍCIAS DA ACE

Boas notícias vindas do Trecho Sul da Via de Contorno de Florianópolis da BR 101


Foto: Arteris

Em conversa direta com Eng. Marcelo Modolo, soube-se que as obras do trecho de Palhoça já se iniciaram, inclusive os emboques dos túneis. Como todos sabem, esta obra já deveria estar pronta em 2012, porém, por diversos motivos já conhecidos, mas faltou um, foram se procrastinando seus serviços e a concessionária da época, a OHL, se esquivou de cumprir o contrato. Mas o que faltou nesta obra? Um “dono” ou seja, alguma entidade além da ANTT, que se sentisse prejudicada pelo atraso da obra. Dadas as características de financiamento e o território por onde passava, a citada obra perdeu um “patrocínio”. Isto se abordará em outro informe da ACE por ser matéria de alta relevância para todos os catarinenses.


Este trecho não se atacavam as obras porque não existia contrato entre a concessionária e a Agência Reguladora, entes envolvidos. Outra longa estória, tendo em vista as causas ocultas acima citadas e serem desenvolvidas bem proximamente. Agora existe o contrato e seus desdobramentos bem como outro fator complicador, a pandemia, sem falar nas chuvas muito mais frequentes no trecho do contorno que na nossa área urbana; descontando tudo isto, sabemos que as obras do trecho sul (Palhoça) finalmente começaram.


Em foto enviada pelo colega engenheiro, se nota claramente uma perfuratriz trabalhando no emboque de um dos três túneis duplos a serem construídos pelos motivos a serem relembrados acima. Nesta parte inicial de um túnel se demora de três a quatro meses, sendo a mais demorada por metro deste tipo de obra. Outra informação sobre a total precedência destes túneis deriva da necessidade destes materiais rochosos para a base do pavimento da estrada. Sobre túneis, teremos oportunidade do aporte de conhecimento do nosso especialista e vice-presidente Guilherme Tavares da Silva, que terá a imensa oportunidade de tratar da maior concentração de túneis do Brasil.


Na próxima semana haverá uma visita restrita ao trecho de Palhoça e quem quiser ter uma visão geral da obra está sendo disponibilizado um link de sobrevôo da obra que será feito a cada semana. Mais uma obra em que a ACE age sob as mais diversas maneiras e sempre divulgando e tornando acessíveis os conhecimentos técnicos.



Mais informações sobre o andamento da obra: https://www.contornodeflorianopolis.com.br/noticias/


128 visualizações1 comentário
bottom of page