top of page

NOTÍCIAS DA ACE

Boletim de Monitoramento do Sistema Elétrico de março aponta melhora na região Sul

Ultima Atualização em 10/05/2022 14:05 horas


Significativa melhora das condições de atendimento e panorama relativo à expansão do sistema elétrico são alguns dos assuntos apresentados.

Boletim de Monitoramento do Sistema Elétrico de março aponta melhora na região Sul - Foto: Eletrosul
Boletim de Monitoramento do Sistema Elétrico de março aponta melhora na região Sul - Foto: Eletrosul

Ministério de Minas e Energia (MME), por meio da Secretaria de Energia Elétrica, divulgou, nesta sexta-feira (06/05), o Boletim Mensal de Monitoramento do Sistema Elétrico Brasileiro de março.


Na publicação, destaca-se que em março de 2022 foi observado aumento das chuvas na região Sul do País, contribuindo para elevação das afluências, com o registro de valores próximos da média histórica. Como resultado, houve o início do reenchimento dos reservatórios das usinas hidrelétricas da região, contribuindo para o aumento do armazenamento equivalente do subsistema, em comparação ao final de fevereiro de 2022.

Assim, considerando a relevantes melhorias das condições de atendimento da região Sul e dos armazenamentos das usinas hidrelétricas do País, bem como as perspectivas futuras, no final de março o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) não realizou novos comandos de despachos para a geração termelétrica fora da ordem de mérito econômico, garantida a segurança do atendimento e em prol da modicidade tarifária.


O boletim apresenta também, dentre outros assuntos, o avanço da geração distribuída no País, que alcançou, no mês de março de 2022, 10 GW instalados em 922.684 unidades. Isso representa 5,2% da matriz de capacidade instalada de geração de energia elétrica e crescimento de 86,6% nos últimos 12 meses.


Relativo à expansão mensal, houve a entrada em operação de 14 usinas com 283 MW, 82% de fontes renováveis (eólica, solar, biomassa e PCH), e a entrada de 409 km de linhas de transmissão.


O boletim é composto por 12 seções que trazem dados sobre o cenário do Sistema Elétrico Brasileiro (SEB) nos meses de fevereiro e março de 2022, contemplando informações diversas, dentre as quais:


· Condições hidrometeorológicas dos subsistemas do Sistema Interligado Nacional, incluindo os valores de energia natural afluente (ENA), armazenamentos, cenários de precipitação e temperaturas observadas no País;


· Os intercâmbios de energia elétrica entre os subsistemas e respectiva política energética adotada, incluindo os intercâmbios internacionais de energia elétrica com a Argentina e com o Uruguai;


· O acompanhamento do mercado consumidor de energia elétrica, preços verificados e encargos; e


· Os dados de produção de energia elétrica do Sistema Elétrico Brasileiro, bem como as expansões verificadas em termos de capacidade de geração de energia elétrica e ampliação da rede de transmissão.


Assessoria de Comunicação Social



36 visualizações0 comentário
bottom of page