top of page

NOTÍCIAS DA ACE

Centenário do Professor Glauco Olinger: CREA-SC prestigia homenagem na UFSC


O Conselho Universitário da UFSC realizou nessa terça-feira, 13.09, uma sessão solene em homenagem ao professor Eng. Agr. Glauco Olinger, do Centro de Ciências Agrárias (CCA), pela passagem de seu centenário. O evento ocorreu no auditório da reitoria com transmissão ao vivo pelo Youtube e contou com a presença da presidente em exercício do Crea-SC, Engª Agrª Angela Cristina Paviani e da assessora da presidência, Claudia de Oliveira.

O professor Glauco foi idealizador e o primeiro diretor do CCA. Docente do curso de Agronomia, contribuiu para a construção da Estação Experimental de Aquicultura – Itacorubi, a implantação da Pró-Reitoria de Planejamento, a criação do Sistema de Avaliação do Ensino, Pesquisa e Extensão e a instituição do Serviço de Extensão Rural em Santa Catarina. Também atuou como presidente do grupo de trabalho para a implantação dos cursos de mestrado em Engenharia de Aquicultura e em Engenharia de Alimentos, foi membro do Conselho Universitário da UFSC nas décadas de 1970 e 1980, secretário Estadual de Educação e da Agricultura do Estado de Santa Catarina, presidente da Empresa Brasileira de Assistência Técnica e Extensão Rural (Embrater) e consultor da Organização dos Estados Americanos (OEA) para assuntos agropecuários. Em 2007, recebeu o título de Professor Emérito da UFSC.

Condecorado por diversas instituições o engenheiro foi homenageado pelo CREA-SC em seus 60 anos e também pelo sistema. Conquistou premiações importantes na área de pesquisa e extensão rural e é autor de diversos livros. Olinger nasceu em Lages em 17 de setembro de 1922, é engenheiro agrônomo formado pela Universidade Rural de Minas Gerais, economista rural formado pelo ISEO e mestre em Ciências Sociais pela UFSC.




18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page