top of page

NOTÍCIAS DA ACE

Ciência e fé: uma união possível

  • Foto do escritor: ROGÉRIO TORRES NUNES
    ROGÉRIO TORRES NUNES
  • 9 de mar. de 2021
  • 2 min de leitura

Artigo Engenheiro Eletricista e Escritor Gilberto dos Passos Aguiar

Conselheiro fiscal gestão 2020-2023


Somos filhos de um mesmo cosmos, dotados de consciência. A ciência é materialista e vê um lado da realidade. Já a espiritualidade, vê o todo. Não somos autômatos biológicos, marionetes apenas controladas por genes e neurônios. A energia que emana do cérebro/mente é vital para a sobrevivência espiritual. Além do DNA biológico, somos dotados do DNA espiritual, que nos dá a percepção da nossa própria existência, e que interage com a autoconsciência universal - Deus. “Podemos construir uma ciência que abranja as religiões do mundo, com sua espiritualidade, trabalhando com elas para compreender a condição humana em sua plenitude”, afirma o professor Amit Goswami, um dos maiores especialistas em Física Quântica do mundo.


A espiritualidade e a ciência, juntas, podem operar milagres. “Os milagres não acontecem em contradição com a natureza, mas com as contradições que conhecemos dela”, nos revela Santo Agostinho. Existe uma sincronicidade perfeita no universo. Os pioneiros da Física Quântica, em seus vários estudos, entre eles o que trata do Princípio da Incerteza (probabilidades), observaram muito bem a inadequação do materialismo científico, admitindo um criador universal - assinaturas quânticas do Divino. O próprio físico alemão Albert Einstein sustentou que o sentimento religioso cósmico é o mais forte e o mais nobre incitamento à pesquisa científica. Isso nos leva a crer que a natureza foi criada por Deus sem erros, sem excessos, e com leis e regras rigorosas. Não existe, necessariamente, parte dela a serviço do mal - somente quando alterada pelo livre-arbítrio do Homem.


A Física Quântica sustenta que as emoções humanas exercem influência direta sobre o DNA vivo e sobre a organização das partículas invisíveis. Traduzindo para o campo da espiritualidade: imaginem todos os povos unidos na mesma oração do bem. Certamente o senhor criador fará maravilhas em nós. O Deus da palavra (verbo) é também o Deus do genoma. Ente supremo, pode ser adorado nas igrejas, hospitais e laboratórios e ganha relevância em tempos de pandemia neste momento de aflição global. Para quem tem fé, os limites vão além das circunstâncias e da ciência.

2 Comments


Unknown member
Mar 11, 2021

Grande Gilberto. Palavras de muita inspiração. Precisamos realmente construir um mundo melhor.

Like
Unknown member
Mar 11, 2021
Replying to

Acho maravilhoso alguém poder explicar algumas coisas com a Fé... Eu não aprendi isto, sou extremamente materialista. Acho que a religião ´é reservada para pessoas diferentes de mim... Não sei se melhores ou piores,. Isto realmente não importa... Felizes elas. Ainda imagino que seria muito estranho traduzirem a Fé em fórmulas e equações matemáticas. Deixem assim e sejamos compreensivos e tolerantes uns com os outros.

Like
bottom of page