top of page

NOTÍCIAS DA ACE

Confea participa da Feira de Saneamento no RS

Última atualização: 10/05/2022 às 14:34 horas

Estande do Confea na Feira do Saneamento
Estande do Confea na Feira do Saneamento

Teve início na segunda-feira (9/5), a edição de ouro do 50º Congresso de Saneamento da Associação dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae), em Porto Alegre (RS). Em paralelo, ocorre a Feira de Saneamento, que conta com 60 estandes, entre eles o do Confea, em que o público poderá obter informações sobre o Sistema Profissional, além de conhecer as publicações, cartas de serviço e material de divulgação institucional. "O estande também serve como ponto de apoio para os profissionais", complementou o empregado do Confea responsável pelo estande, Glênio Furtado. A estimativa é de que mais de 2 mil participantes passem pela feira no Centro de Eventos da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS).


Sobre o evento

Em seu discurso de abertura, o presidente da Assemae, Aparecido Hojaij, relembrou a trajetória na Assemae e as conquistas da entidade criada em 1984. “Chegamos até as instâncias judiciais superiores com o objetivo de garantir o direito dos cidadãos brasileiros ao saneamento. Conquistamos o reconhecimento legal de representar os serviços municipais de saneamento junto ao Supremo Tribunal Federal, e somos os únicos com esta prerrogativa. Onde há vida, deve haver saneamento”, afirmou Hojaij. Ele presidiu a Assemae por 7 anos e encerra seu mandato na quinta-feira (12), na Assembleia Geral.

Solenidade de abertura do 50º Congresso de Saneamento da Associação dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae)
Solenidade de abertura do 50º Congresso de Saneamento da Associação dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae)

Ainda na cerimônia de abertura, o secretário Nacional de Saneamento do Ministério do Desenvolvimento Regional, Pedro Maranhão, defendeu mais investimento para o setor. “São 100 milhões de brasileiros sem esgoto e 40 milhões sem água tratada. Só vamos resolver o problema com investimentos”, afirmou.

Entre as autoridades presentes estavam também o prefeito de São Leopoldo (RS) e presidente da Associação Brasileira dos Municípios (ABM), Ary Vanazzi; a secretária executiva da Fundação Nacional da Saúde (Funasa), Fernanda Morais; o superintendente-adjunto de Regulação de Serviços da Agência Nacional de Águas (ANA), Alexandre Godeiro; o vice-presidente da Assemae e coordenador do Congresso, Rodopiano Marques e o diretor-geral do Dmae Porto Alegre, Alexandre Garcia, entre outros. A programação conta com 3 painéis, mesas-redondas, minicursos, apresentação de trabalhos técnicos, além da Feira de Saneamento. Confira a programação completa aqui! Equipe de Comunicação do Confea com informações da assessoria de Comunicação da Assemae

15 visualizações0 comentário
bottom of page