NOTÍCIAS DA ACE

Confea vai integrar Plano Nacional de Internet das Coisas do MCTI


Foto: MCTI
Foto: MCTI

Na tarde desta quarta-feira (17), durante a Sessão Plenária nº 1584, foi aprovada a proposta apresentada pela Comissão de Articulação Institucional do Sistema (Cais), que define a participação do Confea nas câmaras temáticas e grupos de trabalho do Plano Nacional de Internet das Coisas (IoT) em elaboração pela Secretaria de Empreendedorismo e Inovação do Ministério das Comunicações, Tecnologia e Inovações (MCTI). Pela decisão aprovada, o Confea deverá compor Câmara do Agro 4.0; a Câmara das Cidades 4.0; a Câmara Brasileira da Indústria 4.0; a Câmara da Saúde 4.0 ; e Turismo 4.0, e seus respectivos grupos de trabalho. Para tanto, a Cais vai receber currículo dos profissionais para que, em outro momento, sejam escolhidas as pessoas que vão representar o Sistema nesta iniciativa governamental.


A internet das coisas “é uma ampliação da internet convencional para permitir a conexão direta de qualquer objeto físico (um carro, uma máquina agrícola, um tênis) com a internet e com o usuário. Um exemplo é o uso da internet em máquinas agrícolas, fazendo com que informações sobre o solo e o clima sirvam de subsídio para ações de plantio, de correção de acidez do solo ou de irrigação da terra. Assim como na medicina, é possível conectar dispositivos que podem ser vestidos pelo paciente (tênis, relógios, braçadeiras) e fazer com que eles transmitam ao médico informações em tempo real sobre as condições de saúde do paciente mesmo a distância. Entrou em vigor no início deste ano, a Lei 14.108/2020, de desoneração da internet das coisas, que atendeu a recomendações formuladas no Plano Nacional de Internet das Coisas.

Comunicação

O plano de comunicação com as ações para o 1º semestre de 2022 foi aprovado pelos conselheiros e será encaminhado para a execução da Gerência de Comunicação do Confea (GCO). Vale destacar que o Plano de Comunicação está alinhado com a Agenda Estratégica do Sistema Confea/Crea e outros documentos institucionais, como o Programa de Gestão e o Plano Institucional do Confea. Os conselheiros também aprovaram a alteração da data do dia do Engenheiro Militar, de 10 de abril para 3 de agosto, na agenda de datas comemorativas do Sistema Confea/Crea e Mútua. Neste mesmo dia de agosto, também será celebrado o dia do Quadro de Engenheiros Militares.


Mesa diretiva da sessão
Mesa diretiva da sessão

Confira as fotos da sessão plenária 1.584 do Confea

Relatórios GTs


Ainda no período da tarde, foi aprovado o relatório do Grupo de Trabalho com o objetivo de elaborar entendimentos sobre a Resolução 1.121/2019, que trata da responsabilidade técnica junto às empresas. Pela proposta aprovada, a Gerência de Tecnologia da Informação (GTI), do Confea, vai implementar um sistema eletrônico nacional que possibilite o monitoramento de vistos de pessoas jurídicas. Ainda será produzido o material “Respostas aos questionamentos enviados ao Confea”, que compõe o relatório conclusivo do GT. O relatório ainda faz recomendações para as comissões permanentes. Para a Comissão de Controle e Sustentabilidade do Sistema (CCSS), sugere a revisão da Resolução nº 1.066/2015 para concessão de desconto para empresário individual, Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI) e Sociedade Limitada Unipessoal (SLU). E para a Comissão de Organização, Normas e Procedimentos (Conp), sugere a revisão da DN 85/2011, para que passe a prever a situação de registro de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) de obra ou serviço para as atividades desempenhadas pela seção técnica de empresa sem registro, mantida a necessidade de registro da ART de cargo e função.


Outro relatório aprovado foi do Grupo de Trabalho Estudo das demandas relacionadas à alteração da Lei nº 5.194/1966. Por fim, os conselheiros aprovaram o relatório da Comissão Temática de Recursos Hídricos e Minerais (CTRHM) referente ao exercício de 2021. Na quinta-feira (18), a Sessão Plenária nº 1585 pode ser acompanhada pelo Youtube.


Fernanda Pimentel

Equipe de Comunicação do Confea com informações da Agência Câmara de Notícias

Fotos: Marck Castro/Confea


Fonte: CONFEA

6 visualizações0 comentário