top of page

NOTÍCIAS DA ACE

Conheça todos os benefícios da UNICREA com mais de 80 cursos gratuitos


Visando contribuir fortemente para o aperfeiçoamento dos profissionais da área, o Crea-SC lançou a Unicrea – Universidade Corporativa do Conselho.

Pioneira no Sistema Confea/Crea/Mútua, a Unicrea traz para a área tecnológica do Estado e público interno a oportunidade de aperfeiçoamento, cooperando para impulsionar os conhecimentos dos profissionais da engenharia, agronomia e geociências rumo à inovação e à transformação digital.

Acesse o Portal e conheça todos os benefícios e descontos. São cerca de 80 cursos gratuitos, que totalizam mais de 187 horas de treinamentos .


Lançamento UNICREA


Um “hub” visando fortalecer todo o ecossistema do setor tecnológico do estado por meio do aperfeiçoamento profissional. Esta foi a definição que marcou o lançamento da Unicrea – Universidade Corporativa do Crea-SC, no dia 6 de abril, no auditório da Celesc, em Florianópolis. A solenidade reuniu autoridades, lideranças profissionais e políticas, empresários, representantes de instituições de ensino e entidades de classe, além de diretores, conselheiros e colaboradores, marcando o início oficial das atividades do projeto que se configura como um dos mais audaciosos e arrojados da história do Conselho.

Através do portal, plataforma e aplicativo UNICREA foram inicialmente disponibilizados cerca de 80 cursos que totalizam mais de 187 horas de treinamentos gratuitos.

A Universidade Corporativa vai promover e facilitar o acesso às novas tecnologias de ensino, promovendo a formação continuada de gestores e de pessoas, valorizando a engenharia, agronomia e geociências, estimulando o crescimento de Santa Catarina.

O foco é o aperfeiçoamento e qualificação dos profissionais registrados e a capacitação do público interno, incluindo conselheiros, inspetores e colaboradores, por meio da oferta de cursos de especialização.

Acesse unicrea.crea-sc.org.br e conheça os cursos, webinars, notícias, parcerias, certificações e inúmeros conteúdos. Veja aqui um vídeo tour do portal.

Confira a cerimônia completa:


Conexão com diferentes públicos e tecnologias

Presidente em exercício do CREA-SC, Eng. Agr. Angela Cristina Paviani
Presidente em exercício do CREA-SC, Eng. Agr. Angela Cristina Paviani

Em seu discurso a presidente em exercício do CREA-SC, Eng. Agr. Angela Cristina Paviani, enfatizou que a iniciativa está amparada na cooperação e parceria com as instituições de ensino, entidades de classe, empresas do setor tecnológico do estado, além de órgãos do Sistema Confea/Crea/Mútua. Disse que o projeto representa um dos principais produtos estratégicos e foi concebido alinhado à missão, visão e valores do CREA-SC.

“Este rol de compromissos inclui a expansão e atuação na área de políticas públicas, bem como o desenvolvimento do capital humano com competências voltadas à inovação e ao alcance de resultados,” pontuou. “Esta noite é especial porque concretizamos este grandioso projeto, fazemos história e deixamos um legado de conquistas, mas também de grandes perspectivas para o futuro das nossas profissões. Sinto-me extremamente orgulhosa e grata por ter a oportunidade de fazer parte deste momento único tão importante aos profissionais,” finalizou.

Assessor da presidência e coordenador da Unicrea, Eng. Agr. Dr. Celso Lopes de Albuquerque Junior
Assessor da presidência e coordenador da Unicrea, Eng. Agr. Dr. Celso Lopes de Albuquerque Junior

O Assessor da presidência e coordenador da Unicrea, Eng. Agr. Dr. Celso Lopes de Albuquerque Junior apresentou a UNICREA e seus objetivos ao público, destacando a coragem e sensibilidade do presidente licenciado, Eng. Civil e Seg. Trab. Carlos Alberto Kita Xavier, pela idealização do projeto.

Disse que a Unicrea representa um “hub”, conectando todo o ecossistema da área tecnológica que inclui diferentes instâncias e públicos, entre eles profissionais, empresas, instituições de ensino, entidades de classe, órgãos governamentais, colaboradores e profissionais honoríficos, incluindo conselheiros, inspetores e diretores regionais. “Estamos preparando o nosso estado para estarmos na vanguarda do conhecimento, capacitação, aprimoramento e aperfeiçoamento técnico nas áreas da engenharia, agronomia e geociências.”


O evento contou ainda com a apresentação da gerente de relacionamentos da UOL EdTech, Ana Karine Alencar, empresa líder em educação corporativa no país e responsável pelo desenvolvimento da plataforma da Unicrea.

Autoridades destacam relevância da UNICREA para o Estado

Representando o governador do estado, Carlos Moisés, a presidente da CASAN, Eng. Civil, Sanit. e Amb. Roberta Maas dos Anjos falou da importância da universidade corporativa da CASAN, com 10 anos de história para o aprimoramento técnico colaborativo de seu corpo funcional, estabelecendo trilhas de aprendizagem e uma aproximação com as instituições de ensino. “A Unicrea já é um acerto. Estamos num momento de gestões técnicas e o mundo político demanda de profissionais da área técnica.”


O conselheiro federal por Santa Catarina, Eng. Eletric. Evanio Ramos Nicoleit representou o presidente em exercício do Confea, Eng. Civil João Carlos Pimenta e assumiu o compromisso de divulgar o modelo e as experiências da Unicrea junto ao Conselho Federal. Citou os acordos de cooperação com órgãos de outros países, criando oportunidades de reciprocidade e mobilidade profissional, incluindo o de Portugal, com intercâmbio de cerca de 4 mil brasileiros e 300 portugueses.


Representando o presidente do Conselho Estadual de Educação, o Prof. Dr. Geógrafo Adelcio Machado Dos Santos, destacou a importância e o valor do conhecimento como matéria-prima primordial para o contexto atual do mercado global, citando a propriedade intelectual, fórmulas, pesquisas e inovações tecnológicas. “O CREA-SC está sintonizado com a sociedade do conhecimento. Tenho certeza que esta iniciativa servirá de exemplos para outros conselhos profissionais”.


O Secretário da Infraestrutura e Mobilidade de Santa Catarina, Thiago Augusto Vieira, enfatizou a importância da Unicrea para o aprimoramento e qualificação das obras públicas. Disse que a equipe técnica da secretaria tem solucionado obras de infraestrutura atuando em intermodalidades. Na relação estão aeroportos, rodovias, edificações com tecnologia BIM, além de projetos ferroviários. “Estamos trabalhando para que a secretaria seja técnica e para isso é necessário a presença do CREA-SC e de seus profissionais. Contratamos 140 novos engenheiros, após 30 anos sem nenhuma contratação na área.”


O presidente da Celesc, Eng. Mec. Cleicio Poleto Martins, citou o convênio recentemente assinado com o CREA-SC visando o aprimoramento da gestão e fiscalização do exercício profissional. Destacou também as inúmeras ações desenvolvidas pela empresa, com crescimento de 7% em relação a 2020 e mais de 100 mil novos usuários.

Entre as demais autoridades da mesa estavam o Eng. Civil Carlos Koyti Nakazima, diretor geral da Mútua Caixa de Assistência dos Profissionais do CREA-SC; o coordenador do Colégio de Diretores Regionais, Eng. Agr. Álvaro Antônio Ribas Dourado e o coordenador do Colégio de Entidades de Classe do CREA-SC, Eng. Sanit. Amb. Vinicius Ternero Ragghianti.

Acordo de Cooperação Técnica

Na ocasião, foi assinado o termo de cooperação técnica entre CREA-SC e SIE/SC, com objetivando a reciprocidade de informações sobre atividades, empresas e profissionais, fiscalização, elaboração de documentos, instruções e notas técnicas e, ainda, o aperfeiçoamento profissional.


Ruptura de processo e tecnologias

O palestrante da noite foi o consultor organizacional e educacional, Eduardo Carmello, especialista em inovação, liderança e gestão estratégica de pessoas. Ele debateu sobre o poder do futuro e do conhecimento, citando o ritmo acelerado das mudanças tecnológicas e como impacta na vida em sociedade.

Disse que em 2024 teremos novamente uma ruptura nos processos devido às tecnologias emergentes já disponíveis e acessíveis no mercado global, referindo-se a inteligência artificial, internet das coisas, 5G, biotecnologias, impressões 3D, genética, entre outras.

Citou o modelo de integração centauro que une o melhor da inteligência humana com o melhor da inteligência artificial e as mudanças no modelo e na complexidade da aprendizagem no mundo, passando pela Pedagogia, Andragogia e Heutagogia, mais sistêmica e com exigência de desempenho acima do esperado.

Acesse unicrea.crea-sc.org.br e conheça nossos cursos, webinars, notícias, parcerias, certificações e inúmeros conteúdos destinados a profissionais registrados, conselheiros, inspetores, funcionários, coordenadores do Creajr, entidades de classe e sociedade em geral.

Para acessar, o profissional irá colocar seu número de registro no Crea-SC e na sequência receberá um e-mail com login e senha. Os cursos podem ser realizados de forma isolada ou em trilhas, e os certificados serão emitidos de acordo com a conclusão dos treinamentos.

27 visualizações0 comentário
bottom of page