NOTÍCIAS DA ACE

Convênio de Cooperação Histórico-Cultural entre CREA e a ACE: se delineando


Estão sendo desenvolvidas tratativas para celebração de um Convênio de Cooperação Histórico-Cultural entre CREA e a ACE. Trata-se de um projeto piloto de resgate da memória da nossa instituição visando à preservação do acervo do arquivo histórico da nossa entidade. Só para lembrar, que estamos comemorando 88 anos de existência que, por si só, suscita evocação a um passado que se alonga no tempo.

Daí, uma das utilidades será a de permitir aos profissionais registrados no CREA-SC e a toda a sociedade catarinense e brasileira ter acesso aos documentos históricos integrantes do acervo histórico objeto deste convênio, para fins de estudos e pesquisas. Segundo o gerente do Departamento de Arquivo Central (DARC), Fabrício Foresti, recentemente defendeu doutorado com pesquisa atinente, determinadas informações contidas num arquivo como este, podem valer até dinheiro, de tão valiosas, não apenas historicamente, mas economicamente.


Já foram realizadas algumas visitas ao local onde se encontram na ACE tais documentos e se constatou que existe, realmente, necessidade de guarda especial. Isto se deve não apenas ao tempo de armazenamento se alongando, mas também que por maior que seja a boa vontade uma associação carece de formação e capacidade em lidar com tal situação. Daí a urgência deste Convênio, ao qual se adianta em chamar de um Projeto Piloto haja vista a situação que outras entidades em SC e mesmo no Brasil devam estar passando por necessidade similar. Este foi o resumo de conversa da primeira visita de Fabrício com a Presidência da ACE. Esta experiência certamente trará bons resultados à memória da Engenharia, estendida a todas profissões do nosso sistema.


0 visualização0 comentário