top of page

NOTÍCIAS DA ACE

CREA-SC assina contrato com ACATE para Programa de Inovação Aberta

Ultima atualização em 14/03/2023

O CREA-SC formaliza nesta quinta-feira (16), a assinatura do contrato de serviço especializado em elaboração, gestão e avaliação do Programa de Inovação Aberta com base em metodologia desenvolvida no LinkLab da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE). O LinkLab atua como um hub de conexões e oportunidades que gera inovação e contribui para o desenvolvimento de grandes empresas e startups.

O contrato com a ACATE é uma das ações da agenda do Programa de Inovação do CREA-SC 2023 que inclui também o lançamento de uma Landpage; a realização de três desafios abertos ACATE; o lançamento do programa de cultura e parceria com o SEBRAE; além do CREA Summit, evento que será realizado durante o Seminário de Inspetores do Conselho (SEINSP).

O Programe tem como objetivo conectar pessoas, organizações públicas e privadas para o desenvolvimento de iniciativas que melhorem a vida da sociedade, estimulando a solução de seus desafios com uso de tecnologia e inovação, incentivando a troca de conhecimento e boas práticas entre profissionais e empresas.

O presidente do CREA-SC, Eng. Civil e Seg. Trab. Kita Xavier ressalta a importância do contrato com a ACATE para o para direcionar as ações, projetos e serviços com foco na inovação. “Queremos transformar ideias em realidade para continuarmos evoluindo e crescendo nas áreas da engenharia, agronomia e geociências, unindo forças com os diversos setores do ecossistema da inovação catarinense.”

“O objetivo do Linklab é fomentar o desenvolvimento da inovação aberta no Brasil, permitindo que as grandes empresas vençam desafios com auxílio da tecnologia produzida por startups. Além de acelerar a inovação entre as corporações, o programa impulsiona negócios no setor e gera oportunidades para empresas de tecnologia”, completa o presidente da ACATE, Iomani Engelmann.

Saiba mais

A Política de Inovação do Conselho foi lançada oficialmente no início de fevereiro durante o evento Start Inovação CREA-SC 2023, na ACATE, que promoveu o intercâmbio de informações, experiências e soluções desenvolvidas dentro do Sistema Confea/Crea e Mútua, ACATE e Governo do Estado.

Desde 2021, a atual gestão vem trabalhando para inovar os serviços e processos do Crea-SC, facilitando a vida do profissional e dos usuários do Conselho, passando de um processo analógico para digital. A digitalização dos processos trouxe avanços, entre eles a aprovação do Registro de Pessoa Física, que passou de cinco dias para até um dia, a emissão do Acervo Técnico para até 24 horas, além de novas funcionalidades no Sistema Corporativo. Essa transformação digital startou o Programa de Inovação do CREA-SC.

O Programa tem como balizadores o fomento à cultura de inovação, a orientação por dados (Data Driven) para a tomada de decisões, tendo como foco as pessoas. Busca também o envolvimento com todo o ecossistema do Conselho incluindo os colaboradores, profissionais, empresas, estudantes, entidades de classes, universidades e sociedade, a formação de lideranças e a busca constante de parcerias com outras empresas e ecossistemas que também fomentam a cultura de inovação.

Entre as principais temáticas que serão abordadas estão: capacitação e o aperfeiçoamento técnico; fiscalização eficiente e inovadora; problemáticas urbanas; soluções inteligentes para desafios públicos em SC; serviços ágeis e inteligentes; circuito CREA de Inovação; Crea Hub Connect; participação dos profissionais na vida pública; entre outras.

Sobre o Linklab

Fundado em 2017, o Linklab atua como um hub de conexões e oportunidades que gera inovação e contribui para o desenvolvimento de grandes empresas e startups. O programa tem atuação nacional e possui três unidades físicas no Estado (Florianópolis, São José e Joinville) e um hub virtual. Já passaram pelo Linklab 50 corporates. O índice de sucesso de negócios fechados é de 53%, enquanto houve um aumento de 42% no faturamento das startups.

Sobre a ACATE

A Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), há 36 anos, é a principal representante do setor de tecnologia catarinense, sendo hoje um dos principais hubs de inovação do país. Suas ações buscam aumentar o reconhecimento dessa indústria no estado, país e também internacionalmente. Para reforçar o ecossistema de inovação catarinense, a Associação é gestora de iniciativas como a incubadora MIDITEC, o laboratório de inovação aberta LinkLab, as Verticais de Negócios, a rede de investidores-anjo, entre muitas outras. Reunindo mais de 1,5 mil empresas e organizações de base tecnológica, tem como missão promover a cultura da inovação em toda Santa Catarina.



9 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page