top of page

NOTÍCIAS DA ACE

Crea-SC participa de visita técnica ao Contorno Viário de Florianópolis

Ultima atualização em 29/08/2022

A presidente em exercício do Crea-SC, Eng. Agr. Angela Cristina Paviani, esteve na manhã do último sábado, 27.8, em uma visita técnica ao Contorno Viário de Florianópolis, a maior obra de infraestrutura em andamento no Brasil. O evento foi promovido pela regional do Instituto Brasileiro do Concreto (Ibracon/SC) com objetivo de promover a integração entre os profissionais e estudantes de engenharia com o ambiente de uma grande obra, possibilitando a visualização prática da produção e aplicação do concreto projetado, manuseio de diferentes tipos de aditivos e os processos de controle tecnológico do concreto.

“O CREA-SC tem acompanhado o andamento deste projeto desde sua concepção, ressaltando sua relevância para a mobilidade urbana, para economia e para o desenvolvimento de Santa Catarina. Quero destacar a relevância das profissões do Sistema Confea/Crea e Mútua e o trabalho dos profissionais e empresas registrados como essenciais para o desenvolvimento urbano que uma obra deste porte pode proporcionar”, destacou Paviani na abertura do evento.

A execução da obra do Contorno iniciou em 2014 e desde então é acompanhada pelo Conselho. O fiscal da região, Juliano Nascimento, também esteve presente no evento. Segundo o levantamento feito pelo profissional, nos 8 anos de execução já foram realizadas pelo Crea-SC 118 visitas, relacionados mais de 750 relatórios de fiscalização, 431 contratos de empresas, mais de 500 profissionais. Foram emitidas mais de 950 Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs), além de 120 ofícios de regularização e 9 autos de infração.

Visita técnica

O evento que faz parte das comemorações dos 50 anos de fundação do Ibracon iniciou no auditório da Unisul, na Pedra Branca, com uma apresentação da empresa Arteris, a gerente de sustentabilidade e meio ambiente do Contorno Viário, Daniela Bussmann, falou sobre o projeto e do andamento da obra. Na sequência Marco Jannuzzi, representante do grupo Aterpa explanou sobre requisitos técnicos do concreto para aplicação em túneis.

A visita guiada foi realizada no túnel 2 Norte, localizado em Palhoça. A obra prevê o total de 4 túneis e 12 pontes duplas, além de 50Km de pistas. Ao cruzar quatro municípios e evitar o trecho principal da BR-101 na região que dá acesso à capital Florianópolis, o Contorno vai contribuir para melhorar a mobilidade da região. A rodovia terá velocidade operacional de 100km/h e está sendo construída de forma a não ter aclives ou declives acentuados, sendo mais plana e tendo somente curvas suaves, evitando a necessidade de reduções de velocidade e garantindo a característica de corredor expresso.


17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page