top of page

NOTÍCIAS DA ACE

Crea-SC participa do primeiro evento SC que dá Certo 2022

Ultima atualização em 27/07/2022

Ângela Paviani, presidente do CREA-SC — Foto: José Somensi
Ângela Paviani, presidente do CREA-SC — Foto: José Somensi

Projeto da NSC Comunicação teve início na noite de terça-feira, 26, em Blumenau. Os próximos encontros acontecem em Joinville (2.8), Chapecó (9.8), Lages (16.8), Criciúma (23.8) e Florianópolis (31.8)

Com um mercado cada vez mais competitivo e um consumidor de hábito imediatista, como construir uma marca de valor? Essa pergunta é a base propulsora de quem deseja empreender. E neste âmbito, Santa Catarina é destaque. O Estado continua registrando bons resultados, ocupando a 6ª posição entre as unidades que mais abriram empresas em 2022.

Somente entre janeiro e junho, SC teve quase 110 mil novas empresas registradas, de acordo com os dados apresentados pelo Painel Mapa de Empresas, produzido pelo Ministério da Economia. O levantamento reforça a ideia de que o Estado tem uma veia que pulsa inovação e trabalho. Essa percepção foi o pano de fundo da primeira noite de evento do SC Que Dá Certo 2022, realizado em Blumenau na terça-feira, 26, pela NSC Comunicação. O projeto tem apoio do Crea-SC, Fecoagro, FIESC e BRDE.

“Está no DNA da NSC valorizar o que Santa Catarina Faz Como Ninguém Faz. Todos os dias estamos com os catarinenses gerando conteúdo com relevância e ações de mercado inovadoras”, comenta Lorena Peter, diretora comercial da NSC Comunicação.

Ângela Paviani, presidente em exercício do CREA-SC marcou presença no evento, destacando a presença das engenharias nas empresas que movem o Estado.

“A engenharia está presente em quase tudo o que tocamos. Mais de 10 mil profissionais registrados no Vale do Itajaí e 4 mil empresas. Além de fiscalizar o serviço das profissões, a entidade busca valorizá-las. Fazemos por meio da tecnologia com que os profissionais possam trabalhar com mais agilidade, contribuindo também com a economia”, destaca a presidente.

O auditório do Centro Empresarial de Blumenau (CEB) lotou para prestigiar cases de sucesso de empresas 100% catarinenses. Conduzido por Fabian Londero, âncora do NSC Notícias, o painel contou com Joel Ricardo Rodrigues, fundador e CEO da Woie Bikes Elétricas; Marcio Gonçalves, CEO da Datainfo e Jorge José Cenci, sócio-fundador e presidente do conselho da Senior Sistemas.

Apresentador Fabian Londero. Foto: José Somensi
Apresentador Fabian Londero. Foto: José Somensi

O desafio de empreender com amor Convidado a contar um pouco da sua própria trajetória, o primeiro painelista da noite, Joel Ricardo, com a fala embargada, relatou os desafios enfrentados ao apostar no empreendedorismo. “Na dor, começamos a aproveitar recursos onde antes não víamos e começamos a valorizar ainda mais o negócio. Com isso, na Woie Bikes Elétricas, começamos a enxergar potencial. Ao invés de criar mais modelos, eu passei a entender que nosso produto poderia se tornar um serviço, e o serviço, um novo negócio”, relata. A partir do desenvolvimento das bikes elétricas, já referências em sustentabilidade e economia quando o assunto é mobilidade, o empresário identificou a possibilidade de criar novas verticais, como franquias, locações para delivery e muito mais. Qualquer lugar é lugar quando se tem um objetivo Foi na lanchonete da faculdade que Marcio Gonçalves, junto ao sócio Marcelo Ferrari, começou com o sonho de empreender, ainda em 2001. Atualmente, a DataInfo é referência na área de tecnologia e já conquistou premiações importantes, como o reconhecimento da Exame na lista de Pequenas e Médias Empresas que mais crescem no país. Essa trajetória de sucesso, segundo o painelista, só foi possível graças a persistência como palavra-chave.

“Tenha a coragem de apostar e se desafiar, é isso que eu digo para alguém que queira empreender. Pode errar, mas fique atento se a estratégia original ainda está lá. Pare para descansar… Mas se o seu sonho ainda estiver lá, é também o seu dever continuar”, reforça Marcio, também painelista da primeira noite de evento do SC Que Dá Certo 2022.

Endossando essa linha de pensamento, o terceiro convidado, Jorge José Cenci, sócio-fundador e presidente do conselho da Senior Sistemas, afirma que para empreender é preciso ter coragem.

“Não tínhamos nenhum capital financeiro, só a vontade de trabalhar”, comenta.

Painelistas no SC que Dá Certo. Foto: José Somensi
Painelistas no SC que Dá Certo. Foto: José Somensi

Compartilhar o presente para construir o sucesso no futuro

Um dos pilares mencionados por Jorge José foi a importância de criar sucessores. De acordo com o empresário, uma das razões que fazem a Senior se manter consolidada no mercado é a preocupação em construir lideranças e preparar pessoas para novas posições de gestão.

“Dessa forma conseguimos estar mais tranquilos para pensar no amanhã, conseguindo organizar tanto o que vamos fazer no dia seguinte, como planejando em longo prazo”, comenta.

Sempre em frente com o SC Que Dá Certo

Para somar ao debate, a apresentadora do Tech SC, Rúbia Laidens, também integrou a roda de conversa para falar sobre um dos pilares do projeto: a inovação. O público pode interagir com perguntas aos painelistas, que puderam se aprofundar ainda mais na história profissional.

A noite foi finalizada com uma frase emblemática de Charles Chaplin, parafraseada pelo âncora do NSC Notícias, Fabian Londero:

“Perca com classe e vença com ousadia porque a vida pertence a quem se atreve”, finaliza o apresentador.

Próxima parada: Joinville

As inscrições para o próximo evento do SC Que Dá Certo já estão abertas e podem ser feitas através deste link.

Serviço

O quê: Evento gratuito sobre empreendedorismo e inovação Quando: 2 de agosto, a partir das 19 horas Onde: Centro Empresarial de Blumenau (CEB) – Rua Antônio Treis, 607 – Vorstadt, Blumenau, SC

7 visualizações0 comentário
bottom of page