NOTÍCIAS DA ACE

CredCrea e a Alto QI fortalecem parceria e trazem novidades para os profissionais da engenharia

Com uma forte e importante parceria, a CredCrea se reuniu na última terça-feira, dia 31/08, com a Alto QI Tecnologia, para falar sobre o software Building Information Modeling (BIM) – que será exigido pelo Governo Federal – e como podem contribuir para a qualificação dos profissionais do CREA e CAU na sua utilização.



O BIM é um software que trabalha com a criação de modelos 3D a partir da ideia de integração e de compartilhamento de dados acerca do ciclo de vida de um projeto. A tecnologia permite não apenas a visualização de uma maquete digital da obra, mas também a inclusão de informações detalhadas sobre o empreendimento, sua estrutura, seu funcionamento e seus objetos.


De acordo com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), a Estratégia BIM BR foi lançada em maio de 2018 com a finalidade de promover um ambiente adequado ao investimento em BIM e sua difusão no país. Com essa implementação espera-se que aumente a produtividade das empresas em 10%, a redução os custos de produção em 9,7% e a elevação em 29,9% do PIB da Construção Civil, alcançando um patamar de produção inédito.


Por exigência do Governo Federal, a sua implementação será gradual, começando no início deste ano (primeira fase) para aplicação de projetos de arquitetura e engenharia. A segunda fase – janeiro de 2024 – exigirá BIM nos projetos e na execução de obras. A última fase – janeiro de 2028 – será exigido em projetos, execução das obras e pós-obras.


Pensando em contribuir para a qualificação dos seus cooperados, a CredCrea contratará cursos de capacitação para a utilização correta do software e assim poderem desfrutar de todos os benefícios que o BIM oferece.


Nesta reunião, a CredCrea foi representada por Gelásio Gomes; presidente do Conselho Administrativo, Regina Maria Hubbe Pacheco; gerente de Relacionamento com o Cooperado e Stefani Tamara Perez; analista de Relacionamento com o Cooperado. Por parte da Alto QI Tecnologia, Paulo Alfredo Müller Filho; coordenador comercial e Rui Goncalves; CEO.


A gerente de Relacionamento com o Cooperado da CredCrea, Regina Maria Hubbe Pacheco disse: “A reunião foi muito produtiva. A Alto QI é um parceiro forte e importante para nós. Há muito tempo atrás, no início da cooperativa nós visitamos a Alto QI Tecnologia, mas estávamos apenas começando. Hoje o cenário é outro, estamos sempre em desenvolvimento e esperamos que venham ainda mais frutos dessa grande parceria”.


Fonte: CREDCREA

19 visualizações0 comentário