NOTÍCIAS DA ACE

EMBRAPII e MCTI vão selecionar institutos de pesquisa para criar centros de competência em hardware


A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) em parceria com o MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações) lançou essa semana uma chamada pública para selecionar dois institutos de pesquisa brasileiros que poderão receber, no período de cinco anos, investimentos de até R$ 60 milhões, cada um, para se tornarem Centros de Competência em Hardware (CCH) para a indústria nacional.


De acordo com a Embrapii, neste primeiro ano, os selecionados receberão R$ 40 milhões. Os recursos podem ser utilizados na capacitação de pesquisadores e no desenvolvimento de pesquisas básicas, ainda embrionárias, mas que permitem avançar no conhecimento para produzir as futuras soluções tecnológicas da indústria. Com o fortalecimento, os centros serão aptos a desenvolver a solução completa de Hardware, que inclui componente físicos – como sensores e partes elétricas e mecânicas – dispositivos de comunicação, integração de sistemas, conectividade e segurança da informação.

Uma estratégia do Programa é associar empresas brasileiras aos Centros de Competências de Hardware, pagando uma quota de participação e recebendo, em contrapartida, uma série de benefícios. Entre eles estão: acompanhar o direcionamento das pesquisas, conhecer em primeira mão as descobertas alcançadas e acesso a laboratórios, treinamentos de profissionais e acesso aos profissionais qualificados do Centro para suporte no processo de inovação de acordo sua estratégia empresarial.

Espera-se atrair investimentos em inovação de grandes empresas que apostam no Brasil, e estimular a criação de startups capazes de criar soluções tecnológicas de Hardware para diversos setores da economia, como 5G, telecomunicação, saúde ou agro.

Cronograma de Divulgação da Chamada

  1. No dia 14 de maio será publicado no site da EMBRAPII o detalhamento da Chamada;

  2. No dia 19 de maio será realizada uma live, em horário e canal a ser divulgado no site da EMBRAPII, para a apresentação dos termos e requisitos da chamada.

Para mais informações, acesse: embrapii.org.br/chamadas-publicas/chamada-03-2021/


Fonte: CREA-AM

16 visualizações0 comentário