top of page

NOTÍCIAS DA ACE

Energias Alternativas - ELETRA 2022 discute grandes temas da energia renovável

Última atualização: 26/10/2022 às 17:02 horas


Com patrocínio do Confea, a Associação Catarinense de Engenheiros – ACE promove de 25 a 27 de outubro o Eletra 2022. Em formato híbrido com transmissão ao vivo pelo hotsite criado pela entidade, o evento atrai 430 inscritos. Temas como o sistema energético brasileiro, mobilidade com propulsão elétrica e interface do segmento energético com outras áreas estão entre os assuntos abordados pelos painéis que tomam os três dias da programação.

Montagem com registros do Eletra 2022 editado por @LyrebirdStudio Picsa
Montagem com registros do Eletra 2022 editado por @LyrebirdStudio Picsa

A abertura do evento contou com as presenças do presidente da ACE, eng. civ. Roberto de Oliveira; reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Irineu Manoel de Souza; conselheiro federal eng. eletric. Evânio Nicoleit, representando a presidência do Confea; presidente do Crea-SC, eng. civ. Carlos Alberto Kita Xavier; presidente da Mútua-SC e ex-presidente da ACE, eng. civ. Carlos Koyti Nakazima, representando a presidência da Mútua nacional, e meteorologista Roseli de Oliveira, presidente da Associação Catarinense de Meteorologia (ACMET). Segundo o presidente da ACE, “o Confea tem colaborado bastante com a ACE. Nós devemos agradecer bastante e o país também porque o Confea está trabalhando em consonância com o 11º Congresso Nacional de Profissionais, do qual participei ativamente semana passada, em Goiânia, porque esse debate em torno das energias renováveis é um dos temas abordados. Então, o Confea e a ACE estão conectados com as demandas da engenharia do país. Nós temos grandes oportunidades de mudar isso, o que é uma preocupação que veio das bases do Sistema”. Para Roberto de Oliveira, o evento coroa uma série de debates promovidos pela Associação Catarinense de Engenheiros sobre infraestrutura, “um problema sério do Brasil, abordando o sistema elétrico do ponto de vista da energia renovável, da sustentabilidade”. Na programação do terceiro e último dia do evento, serão realizados os painéis “Energias renováveis e transição energética: desafios para a operação e regulação do setor elétrico” e “Recuperação energética de resíduos sólidos para o Estado de Santa Catarina”. O primeiro conta com apresentações do engenheiro eletricista Christiano Vieira da Silva, diretor de Operações do ONS – Operador Nacional do Sistema Elétrico; do engenheiro eletricista Sandro Kiyoshi Yamamoto, diretor técnico da ABEEólica – Associação Brasileira de Energia Eólica; do engenheiro eletricista Vinicius Suppion, do Departamento Técnico e Regulatório da ABSOLAR – Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica; e de Rafael Gabriel, chefe da Seção Vendas de Usinas Solares da WEG. Já o segundo painel do dia será conduzido pelo advogado Yuri Schmitke Almeida Belchior Tisi, presidente da Associação Brasileira de Recuperação Energética de Resíduos (ABREN).

As palestras do engenheiro mecânico Julio Bertoldo sobre o tema “Mútua – A melhor parceira do Profissional da Engenharia, Agronomia e Geociências” e do engenheiro eletricista Hélvio Neves Guerra – Diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL com o tema “A ANEEL e o planejamento do Setor Elétrico Brasileiro” complementam a programação.

Equipe de Comunicação do Confea Com a colaboração e fotos de Dinismary Cardoso (Setrp)

36 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page