top of page

NOTÍCIAS DA ACE

Geração de conhecimento técnico marca evento na ACE

Atualizado: 23 de out. de 2020



O II Seminário de Barramentos Blindados – Bus Way, promovido pela Associação Catarinense de Engenheiros ACE com o apoio institucional da Celesc aconteceu entre os dias 19 e 21 de junho, no Centro de Eventos da entidade, em Florianópolis. Contou com a participação de aproximadamente 150 pessoas, entre engenheiros eletricistas, civis, fabricantes de materiais para sistemas Bus Way, técnicos das concessionárias de energia elétrica, incluindo também acadêmicos de graduação e pós-graduação, pesquisadores e outros profissionais que atuam diretamente no setor.


Foram três dias de inúmeras palestras com foco na atualização técnica e na troca de informações com objetivo de ampliar e difundir as vantagens de implantação de Sistemas de barramentos blindados, tais como: ganho na estética, segurança na operação, aumento na confiabilidade e atrativo de venda.


A solenidade de abertura teve a mesa de autoridades composta pelo vice-presidente da ACE, Eng. Civil Abelardo Pereira Filho, representando o presidente da ACE, Eng. Civil Carlos Koyti Nakazima; o Diretor Técnico da ACE, Professor Roberto de Oliveira; o Eng. José Antônio Latrônico Filho representando o presidente do Senge/SC, Eng. Civil. Fábio Ritzmann; o Eng. Eletricista Roberto Krieger, da Câmara Especializada de Engenharia Elétrica, representando o presidente do CREA/SC, Eng. Civil e de Seg. do Trabalho, Carlos Alberto Kita Xavier; e o Eng. Civil José Wilson Alexandre, diretor financeiro da ACE que representava o presidente do CredCrea, Eng. Civil Gelásio Gomes.


Em seu pronunciamento o Vice-presidente da ACE, Eng. Abelardo destacou que o II Seminário de Barramentos Blindados, a exemplos da primeira edição, foi considerado sucesso absoluto de público e de oportunidades de negócios. Ressaltou que “a realização deste evento nos engrandece como entidade de classe que valoriza a formação e o aprimoramento do profissional da engenharia, cumprindo com nosso dever de melhorar a qualidade de vida da sociedade”.

PALESTRA INAUGURAL


Com o tema "Sistema Confea/Crea e a valorização profissional", o Coordenador Nacional da Câmara especializada de Engenharia Elétrica, Eng. Jovanilson Freitas do CREA/GO abriu a sessão de palestras, dando destaque aos fundamentos éticos dos profissionais de engenharia, as condutas necessárias à boa prática das profissões, além dos direitos e deveres.

Cativou o público ao falar dos possíveis desafios e das atuais expectativas para futuros da engenharia. "Para nós, a valorização profissional é um item obrigatório em todas as esferas do Sistema”, afirmou. Para o especialista, ao longo das últimas décadas, a engenharia tem despontado ainda mais no cenário mundial como profissão essencial para as soluções dos grandes problemas da sociedade, entretanto, “poucos sabem como prover essa valorização”.

Os presentes foram sensibilizados a conhecer e a questionar sobre os cenários profissionais, educacionais e de mercado da Engenharia.  Ao final, sob aplausos ressaltou que “de fato o Brasil precisa dos engenheiros para crescer”.

APOIO INSTITUCIONAL


"Nós na Celesc, somos profissionais com desejo de dialogar, de apoiar os eventos técnicos promovidos pela ACE. Nosso objetivo maior foi somar com a atual gestão do presidente Nakazima, a trabalhar de forma conjunta, para cada vez mais aperfeiçoarmos a promoção de eventos como o II Seminário de Barramentos Blindados", assim destacou o engenheiro eletricista Wamilton Silva do Departamento de Gestão Técnica, na Divisão de Engenharia e Medição.

PROGRAMAÇÃO


Foram apresentadas treze palestras, todas sempre com grande interação do público presente. Uma palestra que merece destaque foi da empresa Transformadores União, sob o tema “o uso de transformadores a seco em sistemas de barramentos blindados”, apresentada pelos engenheiros Hirofumi Takayanagi e Levi de Carvalho. Os profissionais ficaram satisfeitos com a presença e participação intensa de todos. Ainda parabenizaram a ACE pela iniciativa de proporcionar encontros técnicos dessa natureza e já se colocaram como parceiros para próximos eventos.

SÓLIDA PARCERIA


Apesar da crise vivenciada pelo país, a participação das empresas como patrocinadoras no II Seminário de Barramentos Blindados – Bus Way superou a expectativa.


O Diretor de atividades técnicas da ACE, Professor Roberto de Oliveira por sua vez agradeceu à todos os patrocinadores, lembrando que foi com o esforço coletivo deles é que a seminário tornou-se realidade. “esses apoios foram fundamentais. Não se trata de simplesmente ter um espaço físico no evento, e sim desenvolver soluções para proporcionar o desenvolvimento da engenharia e da sociedade como um todo”.


Foram patrocinadores as seguintes instituições e empresas: CREA-SC, Mútua-SC, WEG, TAF, Strahl, Soprano, Gimi, BOR, Embrastec, Novemp, Joiarte e Transformadores União.

ENCERRAMENTO


“Cumprindo com satisfação o nosso dever, agradecemos a todos os nossos parceiros, palestrantes e participantes que nos honraram com suas presenças no II Seminário de Barramentos Blindados – Bus Way”, com essas palavras a diretora social adjunta, engenheira Maria Elsa Nunes fez os agradecimentos finais em nome da diretoria da ACE. Para a diretora, a realização do seminário foi uma especial oportunidade para debater temas relevantes e inovadores, voltados para os profissionais com atuação nos sistemas de barramentos blindados. Por fim, fez um agradecimento especial ao Coordenador Nacional da Câmara especializada de Engenharia Elétrica, Eng. Jovanilson Freitas do CREA/GO pela palestra de abertura do evento, presenteando-o com o livro de 75 anos de história da ACE. “Esperamos que, de alguma forma, o II Seminário de Barramentos Blindados – Bus Way possa ter colaborado para o seu crescimento pessoal e profissional”, enfatizou ao ilustre convidado.


Evento de Bus Way confirma vocação da ACE como promotora de eventos técnicos de qualidade


Cerca de cem profissionais da engenharia marcaram presença na noite do dia 19 de junho, no Centro de Eventos da Associação Catarinense de Engenheiros – ACE para a abertura do II Seminário de Barramentos Blindados – Bus Way.


A mesa de autoridades foi composta pelo vice-presidente da ACE, Eng. Civil Abelardo Pereira Filho, representando o presidente da ACE, Eng. Civil Carlos Koyti Nakazima; o Diretor Técnico da ACE, Professor Roberto de Oliveira; o Eng. José Antônio Latrônico Filho representando o presidente do Senge/SC, Eng. Civil. Fábio Ritzmann; o Eng. Eletricista Roberto Krieger, da Câmara Especializada de Engenharia Elétrica, representando o presidente do CREA/SC, Eng. Civil e de Seg. do Trabalho, Carlos Alberto Kita Xavier; e o Eng. Civil José Wilson Alexandre, diretor financeiro da ACE que representava o presidente do CredCrea, Eng. Civil Gelásio Gomes.


Em seu pronunciamento o Vice-presidente da ACE, Eng. Abelardo destacou que o II Seminário de Barramentos Blindados, a exemplos da primeira edição, foi considerado sucesso absoluto de público e de oportunidades de negócios, cumprindo com o objetivo de ampliar e difundir as vantagens de implantação de Sistemas Bus Way, demonstrando sua viabilidade financeira e atratividade para os clientes.


Por fim, ressaltou que “a realização deste evento nos engrandece como entidade de classe que valoriza a formação e o aprimoramento do profissional da engenharia, cumprindo com nosso dever de melhorar a qualidade de vida da sociedade”.


O Diretor de atividades técnicas da ACE, Professor Roberto de Oliveira por sua vez agradeceu à todos os patrocinadores, lembrando que foi com o esforço coletivo deles é que a seminário tornou-se realidade.


A palestra magna foi realizada pelo Coordenador Nacional da Câmara especializada de Engenharia Elétrica, Eng. Jovanilson Freitas do CREA/GO, que debateu o Sistema Confea/Crea e a valorização profissional. Em sua apresentação, o especialista destacou os fundamentos éticos dos profissionais de engenharia, as condutas necessárias à boa prática das profissões, além dos direitos e deveres.


O primeiro dia de evento foi encerrado com um coquetel de boas-vindas na área da exposição institucional do seminário, composta pelos estandes dos patrocinadores e apoiadores.

Abaixo alguns registros fotográficos:




texto e fotos: Marcelo Kampff
2 visualizações0 comentário
bottom of page