Previsão Climática para os Próximos três meses julho, agosto e setembro de 2021
Repetindo que a diferença entre previsão do tempo e a climática, se deve que o tempo se refere a um prazo curto, enquanto que a Climática se inferem a partir do Clima de uma região ou seja, informações baseadas, no mínimo, em trinta anos de estudo. A cada três meses um grupo de meteorologistas se reúne para analisar dados climáticos e as tendências para daqui a três meses. Esta reunião se chama Forum Climático Catarinense e se encarrega de divulgar a cada área do nosso estado.
Destaque deste trimestre: episódios com chuva forte em curto intervalo de tempo, ondas de frio e estiagem devem ocorrer no trimestre. Acompanhe a atualização dos avisos meteorológicos diários, na página da Epagri/Ciram e redes sociais.
O mais buscado pela Engenharia ou serviços à céu aberto é a PRECIPITAÇÃO, onde se mantém a expectativa de chuva próxima a abaixo da média climatológica no Oeste e Meio Oeste; persistindo períodos de estiagem. Do Planalto ao Litoral, previsão de chuva próxima à acima da média climatológica, com eventos de chuva mais persistente e totais elevados especialmente no Litoral e Vale do Itajaí.
Climatologia (ou, o que se espera para época do ano):
O inverno típico tem os meses de julho e agosto menos chuvosos do ano, com dias mais secos e ensolarados. O risco de temporal com granizo e ventania diminui, mas pode ocorrer associado à influência de frente frias, de sistemas de baixa pressão e de Sistemas Convectivos de Mesoescala (SCM) mais comuns a partir de setembro.
Quanto ao fenômeno La Niña, será de fraca intensidade, sendo que no próximo trimestre a previsão é de neutralidade.
No inverno, os ciclones extratropicais atuam com frequência entre o litoral da Argentina, Uruguai e Sul do Brasil e oferecem perigo às embarcações, com ventos fortes e mar agitado, que muitas vezes resultam em ressaca.
Elaboração do boletim: Gilsânia Cruz e Marilene de Lima, apresentação, Roseli de Oliveira (Meteorologistas)
Previsão do Fórum Climático: EPAGRI/CIRAM, IFSC, CIGERD, ALERTABLU e NSC TV.
Mais detalhes em:
Comments