NOTÍCIAS DA ACE

Maior usina solar do mundo vai custar US$22 bi e conectará Austrália e Singapura

Ruy Fernando Herrera Fontes (InBS)


Segundo informações divulgadas pelo site New Atlas, a empresa australiana Sun Cable irá construir aquela que será, de longe, a maior usina solar do mundo para levar energia da Austrália até Singapura.

Do tamanho ao custo aproximado de $22 bilhões de dólares, a estrutura colossal promete quebrar todos os recordes quando pronta, em 2027, e poderá ser vista do espaço. Os painéis solares irão cobrir 12.000 hectares de terreno árido localizados a 800 km da cidade de Darwin, região Norte da Austrália, um dos locais com melhores índices anuais de luz do sol, fonte que alimenta a célula fotovoltaica dos painéis solares.

Com uma capacidade de produção estimada em cerca de 20 Gigawatts (GW), o Australia-Asia PowerLink, como foi batizado, terá 7 vezes mais potência que a maior usina solar do mundo hoje.


A mega fazenda solar também contará com um robusto sistema de baterias, com capacidade de armazenamento de até 40 GWh (gigawatt-hora).

Mas o maior destaque do ambicioso projeto será o seu sistema de transmissão, que irá percorrer 4.200 km via cabos subaquáticos de alta voltagem para levar parte da energia até Singapura.

Segundo a empresa australiana, a usina solar irá prover até 3,2 GW de energia limpa para Singapura, que equivalem a aproximadamente 15% do consumo total da cidade-estado. A parceria com o governo australiano faz parte dos esforços de Singapura para a transição de sua matriz elétrica rumo às fontes renováveis e a redução de suas emissões de gases poluentes.

De acordo com os cálculos da Sun Cable, a energia produzida pela usina solar irá evitar a emissão de 11,5 milhões de toneladas de CO² na atmosfera, que correspondem a 2,5 milhões de automóveis a combustão.

O projeto da usina recebeu o apoio do governo australiano em junho e atualmente passa por processos de licenciamento ambiental. A expectativa é que a construção seja iniciada em 2024.



304 visualizações0 comentário