top of page

NOTÍCIAS DA ACE

Malha Steelgrid estabiliza talude rochoso da Linha Amarela no Rio de Janeiro

Ultima atualização em 2 de fevereiro de 2023

Quem vê o imenso maciço rochoso acima do Túnel Geólogo Enzo Totis, na Via Expressa da Linha Amarela na cidade do Rio de Janeiro, fica imaginando como conter os riscos de desprendimentos de lascas e blocos rochosos, provocados naturalmente pelas estruturas geológicas dos taludes. Para enfrentar essa instabilidade, a Maccaferri foi contratada pela LAMSA, concessionária que administra a Linha Amarela, para utilizar a malha Steelgrid® e Barreira Dinâmica como soluções para estabilizar o talude rochoso. No emboque do túnel foi adotado o sistema Steelgrid que é uma malha que fornece alta resistência com o mínimo de deformação, a fim de limitar o deslocamento da massa de rocha da superfície instável; associados a esta malha foi previsto chumbadores e um conjunto de acessórios para ancoragem e para proteção contra queda de blocos. No Trecho T3 do talude, na lateral do emboque, foi empregado uma barreira flexível com capacidade nominal de 1000Kj. Essas soluções foram definidas em função de um mapeamento geológico, medindo inclinação do talude, grau de fraturas e descontinuidades.

Oficialmente chamada de Avenida Governador Carlos Lacerda, a Linha Amarela é a via que liga a Baixada de Jacarepaguá à Ilha do Fundão, no Rio. Para esta obra foram colocados 5.500m² de Steelgrid® HR 50 e 280m² de Barreiras RB 1000, garantindo a segurança de mais de 50 mil motoristas que passam pela via expressa por dia. A Maccaferri é uma empresa global com mais de 140 anos de história, mais de 70 subsidiárias operando em 5 continentes, presente em mais de 100 países e mais de 3.000 colaboradores diretos. São profissionais altamente especializados, experientes em projetos e na concepção de desenvolvimento de soluções avançadas para os mercados da engenharia civil, geotécnica e ambiental. Em 1974, em Jundiaí, SP, foi fundada a primeira fábrica da Maccaferri América Latina que hoje opera em 20 países, com 7 unidades produtivas e 120 engenheiros de atuação técnico/ comercial. Empregados no segmento de Engenharia civil e Ambiental, a empresa confecciona e comercializa produtos das áreas metalúrgica e termoplásticos, como gabiões e soluções com malha em dupla torção, além de uma completa linha de geossintéticos para obras de Geotecnia, Hidráulica e Proteção Ambiental. Está presente nos setores de Transportes, Energia, Agronegócio, Mineração, Proteção Ambiental, Infraestrutura, Industrial e Construção Civil Leve.


Futuro da engenharia pós pandemia

A Pandemia trouxe uma enorme crise econômica no país, porém, as empresas estão começando a respirar e investir nas contratações de profissionais. A versatilidade e facilidade dos engenheiros em ocupar diversos cargos fora da engenharia faz com que cada vez mais esses profissionais possam se destacar em outros funções fora da engenharia, pois a área permite que o profissional possa desempenhar diversas atribuições e diferentes funções dentro do mercado profissional principalmente ligada a área de exatas. É possível entender hoje que a infraestrutura de obras movimenta a economia do país. A partir do momento que temos investimentos em obras, podemos notar o aumento das oportunidades de empregos em constante crescimento, com impacto significativo no PIB Brasileiro. A crise instaurada durante o período da pandemia fez com que as empresas se reinventassem de forma mais rápida, sempre buscando eficácia de processos para melhorarem e otimizarem sua performance sempre com retornos dos recursos investidos.


A Maccaferri sempre objetivou isso em sua essência corporativa, mantendo uma equipe coesa e motivada, para atender nossos mercados, gerando satisfação a nossos clientes, através de soluções de engenharia que sejam técnica, econômicas e ambientalmente sustentáveis dentrodos pilares da sustentabilidade, agregando valor a nossos clientes e para toda comunidade. Os modelos de atuação das empresas tiveram que ser repensados, surgiram novos modelos de trabalhos, híbridos ou home office, que trouxeram dúvidas de como atuar em seus mercados. Os modelos de negócios on-line como Webinar, Workshop, Lives e Palestras on-lines, ocuparam as telas dos computadores levando conhecimento e disseminação, sobre produtos e soluções adotadas em nossa Engenharia, por exemplo.

Para Maccaferri, isso inclusive se instaurou de forma definitiva pós pandemia, conseguindo ampliar nosso alcance por meio da presença local da nossa equipe associada aos canais digitais de nossos engenheiros e especialistas, permitindo assim a empresa a estar presente onde quer que houvesse uma necessidade ou problema de engenharia com o menor tempo de resposta para o cliente. Hoje, com certeza, estamos mais fortes e preparados para os desafios futuros. Atuando nos diversos mercados de aplicação, tais como Infraestrutura, Transportes, Energia, Saneamento, Agronegócio, Ambiental e Obras Emergenciais temos levado as boas práticas de Engenharia e Geologia através dos nossos engenheiros, com soluções inovadoras de alta performance e compatíveis ambientalmente.







Revista O Empreiteiro


20 visualizações0 comentário

Opmerkingen


bottom of page