NOTÍCIAS DA ACE

Manifestação da ACE Associação Catarinense de Engenheiros pelo uso da energia solar fotovoltaica

Atualizado: Abr 30


A ACE vem se manifestar inteiramente contra quaisquer medidas que venham encarecer, obstar, taxar abusivamente, enfim, queiram criar impedimentos ou dificuldades de quaisquer naturezas ao nosso povo usar da melhor maneira possível o nosso recurso natural mais estratégico, de maior valor econômico-ambiental que é a energia solar.


Por se tratar da fonte, diríamos mais democrática e acessível da população brasileira, temos que cerrar fileiras e sermos intransigentes contra manobras de grandes corporações de geração e distribuição de energia elétrica para desfavorecer o acesso de nossa população a este recurso. Estas entidades sentem a perda desta fonte de renda e atualmente fazem campanha junto ao legislativo para tornar inviável o uso desta forma de energia mais acessível à população deste país.


De acordo com matéria publicada recentemente em jornal de grande circulação nacional, dirigentes da ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica) afirmam que grandes grupos de empresas geradoras de energia elétrica convencional estão tentando inviabilizar a captação de energia solar no Brasil. “Grandes Corporações e entidades de energia elétrica estão em campanha para frear o crescimento da Geração Distribuída (GD)”; afirmam enfaticamente na citada matéria. Nesta campanha aqueles grupos omitem descaradamente os grandes benefícios da GD, especialmente a redução de muitos custos, a começar pelos ambientais (menos impactos ambientais de toda sorte, afinal o que faz e sempre fez o Sol?) desde a produção convencional (barragens, usinas térmicas—carvão, óleos e atômicas, por exemplo), passando pela transmissão em longas distâncias e distribuição local. A GD produz energia no próprio local onde a consome, e ainda joga o excedente na distribuição local, ou seja, alimenta o sistema local.


Em suma, a ACE condena veementemente esta agressão à nossa soberania energética, à nossa qualidade ambiental e à economia da população e apoia a iniciativa parlamentar contida no PL 5.829/2019. No texto se observam a busca da tranquilidade da população em vista deste golpe contra o ambiente e a economia popular. E pedimos aos colegas que divulguem esta manifestação e procurem seus parlamentares (deputados e senadores) para que apoiem o citado PL acima.


Em 28 de abril de 2021


Prof Roberto de Oliveira, PhD

Presidente da ACE, nos seus 87 anos de lutas por e SC e Brasil.





20 visualizações0 comentário