top of page

NOTÍCIAS DA ACE

Mensagem do eng. e prof. Hamilton Schaeffer aos formandos da primeira turma de eng. civl da UFSC


Ilustríssimo Senhor Professor Roberto de Oliveira, PhD Engenheiro Civil MD Presidente da Associação Catarinense de Engenheiros

SENHOR PRESIDENTE


É com muita alegria e emoção que recebo o convite para participar, na Associação Catarinense de Engenheiros, da Solenidade de Comemoração dos 50 Anos de Formatura da Primeira Turma de Engenheiros Civis formados pela Universidade Federal de Santa Catarina, entidades com as quais sempre mantive relações de profundo apreço e consideração.


Impossibilitado de comparecer por problemas transitórios de saúde que espero resolver com a fé em Deus, a ciência médica, o amor e carinho de minha esposa Tânia, meus filhos e netinhas, peço ao amigo que transmita essa pequena homenagem aos engenheiros cinquentenários:

Prezados amigos, alunos Engenheiros da primeira turma da então Escola de Engenharia Industrial da Universidade Federal de Santa Catarina.


Vocês fazem parte de uma das etapas mais importantes da História de nosso País: A transformação tecnológica de um Brasil de futuro, em um Brasil pujante de Tecnologia, Ciência, Competitividade e Integração.


Dentre outros estados onde atuaram, em especial em Santa Catarina, transformaram as velhas, mas bem conservadas estradas de macadame, com a construção de malhas rodoviárias de concreto da mais alta qualidade, vencendo os maiores desafios topográficos como a Serra do Rio do Rastro e Túneis.


Substituíram belas e resistentes obras de arte de engenharia da época, por modernas pontes, estruturas e edificações de aço e concreto que transpuseram vãos maiores, alturas inimagináveis e resistências a toda prova.


O resultado desse trabalho monumental está expresso no último Censo do IBGE, publicado no dia 13 de novembro último: Santa Catarina tem o 6º maior PIB do Brasil, com R$ 298.227.100 bilhões e a quarta Renda Per Capita do Brasil, equivalente R$ 42.149,00, só perdendo para o DF, São Paulo e RJ. E tem a melhor distribuição de rendas do país.


Com a qualidade e formação profissional sempre atualizada, com a dedicação e a ação moral e ética nos trabalhos técnicos e no relacionamento, souberam também elevar o nome de nossa nobre profissão até o cerne do coração de todos os catarinenses, onde todos nós nos orgulhamos.


Quando começamos o nosso relacionamento como professor e aluno, a nossa diferença de idade era pequena, eis que eu era recém formado em Engenharia também.

Mas foi o respeito mútuo, a busca do resultado melhor para todos, o entusiasmo de uma profissão que sempre nos apaixonou, o desejo de transmitir a esperança no trabalho a ser desenvolvido, que tornou grande e cada vez maior a nossa amizade.


Há muito o que fazer para que esta chama continue na Engenharia para o Brasil e seu povo possa desfrutar das suas riquezas e valores, muito cobiçados.


Mas temos uma Nação Rica e Poderosa, uma Engenharia pujante, um povo maravilhoso e um Deus que é maior que todos os nossos problemas.


Um grande abraço de felicitações.


Hamilton Nazareno Ramos Schaeffer

Engenheiro e Professor - Florianópolis, 4 de dezembro de 2020

105 visualizações0 comentário
bottom of page