top of page

NOTÍCIAS DA ACE

Mensagem do reitor Ubaldo Cesar Balthazar em comemoração aos 60 anos da UFSC


O presidente da ACE, professor Roberto de Oliveira, graduado em Engenharia Civil na UFSC e ex-professor nesta mesma instituição nos cursos de Engenharia Civil, Arquitetura e Engenharia de Produção, e pós-graduado na Universidade de Waterloo, em Ontário, Canadá, parabeniza esta importante instituição de ensino, o magnífico reitor professor Ubaldo Balthazar Dr., professores, alunos e funcionários pelos 60 anos de fundação. Segue abaixo pronunciamento do magnífico reitor alusivo à data:

 

A trajetória de nossa UFSC revela, ao longo dos seus 60 anos, uma instituição que foi, aos poucos, se consolidando. Basta relembrar – para aqueles que têm essa condição – o que era nosso estado na década de 1960. E a dimensão que a UFSC conferiu a Santa Catarina e a Florianópolis ao longo destas últimas seis décadas.


De sua criação, em 18 de dezembro de 1960, passando pela efetiva implantação dois anos depois, surgem na memória os desafios, as dúvidas, as incertezas. Fruto da incorporação de faculdades isoladas então existentes, a constituição da então Universidade de Santa Catarina deve muito de sua história ao protagonismo e à coragem dos primeiros servidores técnicos, docentes e estudantes.


A década seguinte foi de consolidação. Lenta e gradativamente a instituição tomou corpo, cresceu, ampliou-se, passou a oferecer alternativas de desenvolvimento e a gerar em torno de si não mais aquelas primeiras incertezas e dúvidas, mas a crença de que seu papel de protagonista estava desenhado. A cidade e o estado passaram a enxergá-la, não mais como o esforço de abnegados, mas como a realização concreta de um projeto de um ensino superior de qualidade.


Nos anos da década de 1980 a UFSC revelou sua face acadêmica, após a criação e consolidação da Pós-Graduação, do papel de alta relevância no desenvolvimento tecnológico, na inauguração do Hospital Universitário, na formação de profissionais de alta qualidade e sua disseminação por todo o estado. Ainda nesta década a UFSC inaugura a escolha por eleição de seu Reitor. E aí o papel político da Universidade se aprofunda, mostrando à sociedade que o exercício da cidadania começa por aqui.


Os anos de 1990 fortaleceram ainda mais o protagonismo da UFSC na discussão, reflexão e proposição como ente estatal profundamente relacionado ao dia a dia do cidadão. Promoveu muito mais arte, cultura, ciência e tecnologia. Aos 30 anos, demonstrava estar madura, disposta a enfrentar os “novos tempos” do acesso às redes como facilidades e de unir tecnologia e humanismo como valores indissociáveis.


Vieram os anos de 2000, marco na sociedade e na UFSC. Ali começaram as primeiras iniciativas de inclusão, de cotas de acesso, de ampliação para novos municípios: ganhávamos a UFSC em Araranguá, Curitibanos e Joinville, depois Blumenau, estendendo a excelência e a possibilidade de acesso a muitos mais catarinenses e brasileiros. E na esfera internacional, a UFSC ganhava o mundo.


Por fim, a segunda década dos anos 2000. Um universo de tecnologias, um caleidoscópio de diversidades – mais indígenas, mais quilombolas, mais pretos e pardos, mais diversidade de gênero, mais o retrato da sociedade. Transformamos a Universidade num universo de diversos e diversas pessoas. Mas sofremos: com o abuso de autoridade, com os ataques, com as ameaças a nossa autonomia.


Resistimos, enfrentamos uma pandemia, e estamos vivos. Cada vez mais vivos!


Que tenhamos, todos, muito a comemorar e a refletir. Com a força que construiu, consolidou e projetou esta que é uma das melhores universidades brasileiras. E isso, amigos, não é por acaso.


Parabéns a todas e todos da UFSC!

Ubaldo Cesar Balthazar Reitor

21 visualizações0 comentário
bottom of page