NOTÍCIAS DA ACE

A manhã do primeiro dia do INFRA SC 2021 foi marcado pelas palestras da FRENLOGI, GEOBRUGG e ANE

Palestra da FRENLOGI

Visão Geral da FRENLOGI - Frente Parlamentar Mista de Logística e Infraestrutura Infraestrutura no Plano Federal


Ex-Deputado Edinho Bez

Diretor de Relações institucionais da FRENLOGI - Frente Parlamentar Mista de Logística e Infraestrutura, representando o Senador Welington Fagundes, Presidente da FRENLOGI.


O INFRA SC 2021 se iniciou com a Palestra da FRENLOGI proferida pelo seu Diretor de Assuntos Interinstitucionais, Edinho Bez (ex-deputado por SC). Inicialmente se define Logística como “planejar com antecedência as necessidades de transporte de modo a evitar custos e riscos desnecessários.” Assim consiste no gerenciamento completo de um projeto (ou mais serviços) incluindo a supervisão (ou monitoramento contínuo) desde o despacho até a entrega ou recebimento de carga para atender aos processos de construção ou de montagem em andamento. As oportunidades para a Engenharia no setor crescem enormemente dado o reduzido investimento brasileiro anual destinado para infraestrutura de transporte, logística, energia, telecomunicações e saneamento encolheu em mais de 11% entre 2017 e 2020. Este estudo (obtido no site da FRENLOGI) também investigou a defasagem dos investimentos por setor — ou seja, a diferença entre o quanto foi aplicado e o quanto seria necessário para ter infraestrutura moderna e sustentável. A conclusão deste estudo aponta que este hiato é maior justamente nas áreas mais relacionadas ao bem-estar geral da população: saneamento básico e transportes, este último com forte impacto em mobilidade urbana. Pontos para novas investidas da ACE.


Palestra da GEOBRUGG

Sistemas de proteção e estabilização de encostas – Caso da Serra do Rio do Rastro.


Eng. Geotécnico Felipe Gobbi

Gerente Técnico da Geobrugg Brasil


Esta Serra se constitui de uma paisagem ímpar na geomorfologia brasileira, pois através da rodovia SC-438 parte-se do embasamento cristalino a cerca de 200 metros de altitude e percorre-se toda a seqüência gonduânica ao longo dos caracóis dela, até os 1.467 metros de altitude dos inúmeros derrames basálticos sucessivos no topo. Porém, estas estratificações levam a perigos reais e recorrentes de queda de material, especialmente o rochoso. Então esta empresa está promovendo a segurança em 25 pontos selecionados.



Palestra da ANE - Academia Nacional de Engenharia

"Brasil - Sistema de Transportes, Integração e Contexto"


Eng. Civil Paulo Augusto Vivacqua

Presidente Emérito da Academia Nacional de Engenharia


Eng. Civil Paulo Augusto Vivacqua, Presidente Emérito da Academia Nacional de Engenharia, Brasil – Sistema de Transportes, Integração e Contexto". Palestra que vai mudar os conceitos sobre as Infraestruturas de muitos, especialmente as de Transportes. Ignorar os potenciais benefícios advindos do uso destes elementos básicos da sociedade hoje em dia se constitui de omissão, desde que se saibam que sempre ocorrem e muitas vezes de maneira inesperadamente positivos. Qual seria a conclusão? Tentemos direcionar melhor os benefícios agregados às infraestruturas, abrangendo não apenas objeto do seu uso, mas principalmente aos certamente beneficiáveis, que são seus usuários indiretos.





15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo