top of page

NOTÍCIAS DA ACE

Outros interesses para a Engenharia como um todo (Reunião na ANE - Parte 4)

Ação de Federalização da ACE combinada com Valorização da Engenharia

Reunião na ANE (Academia Nacional de Engenharia) e suas decorrências:

AÇÕES EFETIVAS DE VALORIZAÇÃO DA ENGENHARIA



Especial atenção se requer ao pessoal do setor elétrico, pois o evento de discussão do PL 5829/2019 está pautado (vejam chamadas). PARTICIPEM e nos mencionem (ACE), além de desfazer as manobras lesivas aos interesses nacionais ao desprestigiarem a GD (Geração Doméstica de eletricidade). Mas, a Academia Nacional de Engenharia, da qual estamos em processo de afiliação, recomenda que se mantenham os subsídios até que os investimentos no setor sejam pagos. Posição unitária haja vista que os subsídios atuais foram feitos para se atingir a economia de escala, viabilizando o futuro da geração própria. A AESC (Academia de Engenheiros de SC) agradece.


Postado este material após reunião com a ANE (Academia Nacional de Engenharia), onde o prof Francis Bogossian recomendou que sejamos pragmáticos, ou seja, que os subsídios sejam mantidos até a quitação dos investimentos que tornaram viáveis a GD (Geração Doméstica). Depois, chega-se de volta a economia de mercado, onde a competência e a livre concorrência, binário do capitalismo (onde vivemos!!) se rearranjem e que vença o melhor....


Antes de despedidas na reunião, além de receber convite para participar da próxima reunião geral da ANE (28 de abril) lamentou-se que a nossa grade do evento INFRA 2021 já estava completa, mas ao mencionar que estamos em contato com a FRENLOGI, informou-se que o melhor contato seria com o secretário deste grupo parlamentar é o secretário desta entidade, Edinho Bez.


Ao final, para encerrar a participação da ACE, enviaremos o Manifesto Pela Valorização da Engenharia para cientificar das posições (alinhadas com a discussão acima citada) bem como a Carta INFRA 2020 para, se apropriado, oferecer sugestões. Já foi enviado; ao mandar o documento do INFRA 2020, significa que aceitaremos de muito bom grado quaisquer sugestões em especial sobre o tópico do sucateamento do apoio técnico junto ao governo de SC (bem como, acredito, do Brasil inteiro, já aduzido).


Complementando estas duas partes, pode-se chegar a uma conclusão: precisamos nos fazer presentes com mais força no cenário nacional. Muitos caminhos podem existir, mas o principal será partir da concentração de esforços em torno da ANE. Quanto a ACE, nesta gestão uma promessa está sendo iniciada ao seu cumprimento: ação efetiva de Federalização combinada com Valorização da Engenharia.

30 visualizações0 comentário
bottom of page