Participação Histórica da ACE na 3ª Reunião do CDEN em João Pessoa
- beflowmarketing1
- 6 de ago.
- 2 min de leitura
Associação Catarinense de Engenharia marca presença e fortalece o papel das Precursoras no Sistema CONFEA/CRA/MÚTUA
Entre os dias 28 e 30 de julho de 2025, aconteceu em João Pessoa (PB) a 3ª Reunião do Colégio de Entidades Nacionais – CDEN, um dos mais importantes fóruns de debate e proposição do Sistema CONFEA/CRA/MÚTUA. E, pela primeira vez, as Precursoras foram oficialmente incluídas na pauta do evento, marcando um momento simbólico de reconhecimento e valorização dentro da engenharia nacional.
Inserção das Precursoras: um passo histórico
A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e a Associação Catarinense de Engenharia (ACE), representadas respectivamente pelos engenheiros João Aureliano de Lima Filho e Eduardo Irani Silva, participaram como convidadas do encontro, e apresentaram as principais frentes de atuação das Precursoras, suas contribuições históricas e projetos em andamento.
A inclusão das Precursoras no Item 13 da pauta — “A Inserção das Precursoras no CONFEA” — e a presença na mesa principal do CDEN simbolizam um avanço institucional e um reconhecimento da maturidade e do potencial de contribuição dessas entidades para o desenvolvimento da engenharia nacional.
Projetos apresentados: da formação à habitação social
Durante a apresentação da UEMA, foi destacado o protagonismo das 43 Precursoras, com suas coordenações regionais e nacional, algumas com mais de 100 anos de atuação, evidenciando sua experiência e relevância histórica. Três projetos estruturantes foram compartilhados:
Perfil do Novo Engenheiro
Habitação Social e Engenharia Pública
Programa de Capacitação
Já a ACE apresentou dois marcos importantes:
A Cartilha Legislativa do CONFEA, elogiada pelos participantes do CDEN como uma importante ferramenta de disseminação de informações e fortalecimento institucional.
A Linha do Tempo da Engenharia Pública, que culmina com a criação do Grupo de Trabalho de Desenvolvimento Urbano e Habitação do CONFEA. A ACE foi oficialmente convocada a participar deste GT, cuja pauta principal é a questão da moradia digna no Brasil.
Apoio e reconhecimento
As apresentações geraram forte repercussão entre os membros do CDEN. O engenheiro Getúlio Alves da Silva fez um depoimento emocionado sobre o impacto do Projeto Moradia Digna. Além disso, uma sugestão do integrante Charles propôs uma resolução para homenagear os cursos de Engenharia e Geociências com nota 5 no ENADE, à qual a UEMA prontamente contribuiu sugerindo a inclusão também dos cursos com nota 4.
Um futuro com mais protagonismo
A participação da ACE e das demais Precursoras nesta reunião representa um marco para o fortalecimento institucional das entidades que historicamente construíram as bases do Sistema. O sentimento que fica é de avanço, reconhecimento e, acima de tudo, de um novo ciclo de protagonismo para as Precursoras no cenário da engenharia nacional.


.png)





.png)



Comentários