top of page

NOTÍCIAS DA ACE

Plenário aprova Manual do Programa Fortalece

Última atualização: 26/05/2022 às 18:58 horas

Lideranças do Sistema celebrando a aprovação do Manual do Programa Fortalece
Lideranças do Sistema celebrando a aprovação do Manual do Programa Fortalece

A Sessão Plenária 1603, nesta quinta-feira (26/5), foi marcada pela aprovação do Manual de Gestão do Programa de Transferência de Recursos aos Creas para o Fortalecimento, Aprimoramento e Aumento das Ações de Fiscalização do Exercício e das Atividades Profissionais (Programa Fortalece). Com esse documento, o Confea adota uma postura orientadora e de transparência, com o objetivo de promover o fortalecimento institucional, com base no seu Poder de Polícia, por meio da melhoria da gestão e governança, avaliando ao final de cada ciclo do Programa Fortalece os resultados alcançados.

O Manual está previsto na Resolução nº 1.135/2022, que regulamenta o novo Programa, trazendo, por exemplo, os critérios para distribuição dos recursos entre os Regionais.

Presidente em exercício do Confea, conselheiro Daniel Sobrinho, entre os presidentes de Creas
Presidente em exercício do Confea, conselheiro Daniel Sobrinho, entre os presidentes de Creas

Na ocasião, o presidente do Crea-PI e coordenador do Colégio de Presidentes (CP), eng. civ. Ulisses Filho, agradeceu o empenho no encaminhamento da proposta. “A resolução propiciou maior integração entre o Plenário e o CP. E, agora, os Creas que têm dificuldade vão ter uma gestão mais tranquila, tendo a possibilidade de planejar com os recursos previstos”, analisou o coordenador.

Honrarias do Mérito A Comissão do Mérito, após analisar os currículos dos indicados para receber as Honrarias do Mérito, durante a 77ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), em outubro, apresentou os nomes ao Plenário para homologação. Confira os homenageados:


Medalha do Mérito Engenheiro Civil Márcio Barbosa Callado: indicação do Crea AL Engenheira Eletricista/Eletrotécnica Maria Emília de Lima Tostes: indicação do Crea PA Engenheiro Agrônomo Eufran Ferreira do Amaral: indicação Crea AC Engenheiro Civil Francisco Deolindo Filardi: indicação Crea RJ Engenheiro Agrônomo Marcio Antonio Portocarrero: indicação Crea MS Engenheira Civil Zélia Maria Juvenal dos Santos: indicação Crea RN Engenheiro Químico Deovaldo de Moraes Júnior: indicação Crea SP Engenheira Civil Marta Pereira da Luz: indicação Crea GO Engenheiro Civil Francisco Queiroz Maia Júnior: indicação Crea CE Geólogo Ivam Luís Zanette: indicação Crea RS Engenheiro Agrônomo Francisco Soares da Silva: indicação Crea MA Engenheiro Civil José Silvino Sobrinho: indicação Crea PB

Livro do Mérito Engenheiro Civil Benedito Eliseu Schuring: indicação Crea MT Engenheiro Civil Luiz Alípio de Moraes Nunes: indicação Crea AC Engenheiro Agrônomo e de Segurança do Trabalho Carlos Alonso Alencar Queiroz: indicação Crea AM Engenheiro Eletricista Carlos Alberto Sona: indicação Crea SP Engenheiro Químico José Augusto Machado: indicação Crea SE Engenheiro Ambiental José Florentino Porto Junior: indicação Crea GO Engenheiro Civil Antônio Carlos de Aragão: indicação Crea PB Engenheiro Civil Raimundo Pereira Borges: indicação Crea BA Engenheiro Mecânico e de Segurança do Trabalho João Paulo Schmalz: indicação Crea SC Engenheiro Agrônomo Flávio Viriato de Saboya Neto: indicação Crea CE Engenheiro Civil Aroldo Abussafi Figueiró: indicação Crea MS Engenheiro Civil Rogério Pinto Pinheiro: indicação Crea PR Menção Honrosa Faculdade de Tecnologia (FT) da Universidade de Brasília (UnB): indicação Crea DF Universidade Federal de Campina Grande (UFCG): indicação Crea PB DOCOL Metais Sanitários Ltda.: indicação Crea SC

Sobre a premiação Criadas em 1958, as Honrarias do Sistema se dividem em Medalha do Mérito, para a congratulação dos profissionais vivos, conselhos de fiscalização profissional, entidades de classe e instituições de ensino; e Livro do Mérito, onde são inscritos os nomes dos profissionais falecidos que prestaram relevantes serviços à sociedade, constituindo-se na manifestação de reconhecimento do Sistema ao profissional e aos familiares. E a Menção Honrosa, que é destinada às instituições como reconhecimento das contribuições relevantes ao progresso da ciência, da tecnologia, das artes e ao desenvolvimento socioeconômico do Brasil. Conheça a edição do Livro do Mérito do ano de 2021.

Prodesu Ainda no período da tarde, os conselheiros aprovaram a constituição do Grupo de Trabalho do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Sistema Confea/Crea e Mútua (Prodesu) com a finalidade de discutir e adaptar os normativos que norteiam a concessão de recursos do Programa. Pela proposta, o conselheiro eng. agr. Daniel Roberto Galafassi será o coordenador e o conselheiro eng. civ. Domingos Sahib Neto e mais três presidentes de Crea - a serem indicados pelo Colégio de Presidentes - também vão integrar os trabalhos. Ficou estabelecido ainda que funcionamento do Grupo de Trabalho será até 31 de dezembro de 2022. Registro Profissional O Plenário ainda homologou o registro profissional de Joaquin Alberto Soto Perez, venezuelano com o título de Engenheiro Mecânico no Crea-AM. Carlos Alberto Cachay Matos, peruano, também teve o registro profissional homologado no Crea Amazonense. Assim como Moises Italo Sandoval Pinedo, peruano, com o título de Engenheiro Civil. Por sua vez, Juan Carlos Ticona Gutierrez, peruano, teve o título de Engenheiro Civil homologado no Crea-SC.

Homenagem Na abertura da sessão plenária 1603, nesta quinta (26/5), o Deputado Federal Ricardo Izar (Republicanos-SP) foi homenageado por seus relevantes serviços à engenharia, com uma menção honrosa entregue pelo presidente em exercício do Confea, eng. Eletric. Daniel Sobrinho. O deputado colocou o mandato à disposição, destacando lutas difíceis que geraram bons resultados. “Nosso mandato espera continuar representando vocês no Congresso Nacional”, disse.

Conselheiro Jorge Bitencourt; deputado federal Ricardo Izar; e o presidente em exercício, Daniel Sobrinho
Conselheiro Jorge Bitencourt; deputado federal Ricardo Izar; e o presidente em exercício, Daniel Sobrinho

Já o conselheiro federal Jorge Bitencourt, autor da proposta na Comissão do Mérito, considerou o deputado “um dos pilares na defesa da engenharia nacional”. Ao cumprimentar o deputado, o engenheiro eletricista destacou ainda que “o país para ser soberano necessita de uma engenharia forte”. Na plenária anterior, o deputado Rogério Correio (PT-MG) recebera a mesma homenagem. A plenária 1603 foi acompanhada pelos presidentes dos Creas: Amapá, eng. civ. Edson Kuwahara; Roraima, eng. civ. Neovânio Soares; Sergipe, eng. civ. Jorge Silveira, e Acre, eng. civ. Carmem Nardino, além do presidente da Federação Nacional dos Tecnólogos, tec. seg. trab. José Gomes de Andrade; do coordenador do Colégio de Presidentes, eng. civ. Ulisses Filho; do coordenador do Colégio de Entidades Nacionais, eng. civ. Vanderli Fava de Oliveira; dos coordenadores das câmaras especializadas de Engenharia Química, Marino Greco; Engenharia de Segurança do Trabalho, Carlos José Craveiro, e Engenharia Elétrica, Amarildo Almeida.

A Sessão Plenária 1604 está marcada para iniciar na sexta-feira (27/5), às 10h. Acompanhe pelo Youtube.

Fernanda Pimentel Equipe de Comunicação do Confea Fotos: Mark Castro


28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page