Ultima atualização feita por Leonardo Barboza no dia 22 abril 2022 às 09:09 horas

Quem responde é o engenheiro Ricardo Takahira, da Comissão Técnica de Veículos Elétricos e Híbridos da SAE.
Ele afirma que, embora o design dos veículos elétricos de passageiros não tenha a grade frontal do radiador, existe, sim, um sistema de arrefecimento para o motor elétrico, inversor e banco de bateria junto ou separado.
Porém, o líquido de arrefecimento (o mais comum é uma base etilenoglicol) não tem a necessidade de grande troca de calor como nos motores térmicos a combustão e praticamente o líquido não será substituído ou terá o nível reposto durante a vida útil do veículo.
Embora o motor e inversor esquentem mais que o banco de baterias, este último é o mais sensível às temperaturas (baixas e altas). Valores maiores que 60ºC não devem ser atingidos, sob pena de afetar a performance, a vida útil e em casos extremos a segurança do conjunto.
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