NOTÍCIAS DA ACE

Posicionamento de profissionais por TV Executiva: inovação tecnológica


Ex-presidente: Otavio Ferrari Filho


Em 1981 tramitava na Câmara Federal a Regulamentação da Profissão do Técnico de 2º grau. Pelo anteprojeto de lei, os técnicos passariam a ter atribuições técnicas que até então eram de competência de engenheiros. As associações nacionais de classe solicitaram que as entidades estaduais esclarecessem aos Deputados Federais sobre os riscos de delegarem competências não compatíveis com a formação profissional.


A ACE, como a mais antiga do Estado, tomou a iniciativa de solicitar às diversas Associações Estaduais que procurassem esclarecer os representantes de sua Região na Câmara Federal apontando um caminho de esclarecimento e envolvimento pela promoção de reuniões em cada sede de Associação; era fundamental que o trabalho junto aos Deputados acontecesse de imediato.


Surgiu uma solução inovadora para a época: promover uma reunião de trabalho, congregando profissionais de todo Estado de Santa Catarina via TV Executiva onde TELESC disponibilizava a infraestrutura de TV Executiva nas cidades de Florianópolis, Joinville, Blumenau, Lages, Joaçaba, Criciúma e Chapecó. Assim, foi possível transmitir informações sobre o tema e promover posteriores debates ao vivo. Nosso objetivo foi alcançado, a votação foi retardada para que houvesse discussão mais ampla sobre a proposta de regulamentação.


O sucesso dessa reunião através da TV Executiva e de outras que sucederam foi tal que algumas pessoas me indagaram sobre o cargo eletivo pretendido. Em verdade, foi uma inovação que se chama webconference, há 40 anos atrás.

20 visualizações0 comentário