top of page

NOTÍCIAS DA ACE

Previsão Climática para os Próximos três meses: abril, maio e junho de 2021



A diferença entre previsão do tempo e a climática, se localiza no fato que o tempo se refere a um prazo curto, por exemplo de um a dez dias à frente. Já na Climática se inferem a partir do Clima de uma região ou seja, informações baseadas, no mínimo, em trinta anos de estudo. A cada três meses um grupo de meteorologistas se reúne para analisar dados climáticos e as tendências para daqui a três meses. Esta reunião se chama Forum Climático Catarinense e se encarrega de divulgar a cada área do nosso estado.


A faceta mais buscada é a precipitação, onde para o Oeste se destaca em menor que o normal, com tendência à estiagem para o período. Para o litoral teremos pouco maior a precipitação. Para o resto do estado, sendo outono as chuvas tendem a ser menores que no verão, assim como as temperaturas. Porém os ventos tendem a ser mais fortes devido ao aumento da frequência de ciclones extratropicais, tornando o mar mais agitado, ondas maiores (ressacas) dificultando a pesca. Quanto à temperatura, terão maior amplitude térmica (maior diferença entre máximas e mínimas) especialmente do planalto ao extremo oeste; as primeiras quedas acentuadas ocorrerão já em abril, sendo que em maio são esperadas geadas. Igualmente se esperam curtos períodos de elevação de temperatura (Veranicos de Maio), bem como se iniciando a temporada de nevoeiros.


Só para constar, estaremos ainda sob o Fenômeno La Niña, com enfraquecimento para o regime de Neutralidade (transição com El Niño) até o fim do outono.


Elaboração do boletim baseado nas autoria de: Gilsânia Cruz e Marilene de Lima (Meteorologistas da EPAGRI-CIRAM), com participação de representantes de IFSC, UFSC, CIGERD/Defesa Civil SC), ALERTABLU, AGF e NSC-TV. Mais detalhes em: https://ciram.epagri.sc.gov.br/index.php/2021/03/25/previsao-climatica/


Fonte: EPAGRI-CIRAM

178 visualizações1 comentário
bottom of page