top of page

NOTÍCIAS DA ACE

Previsão Climática para os Próximos três meses junho, julho e agosto de 2021

Inverno seco e frio em SC!



Repetindo que a diferença entre previsão do tempo e a climática, se deve que o tempo se refere a um prazo curto, enquanto que a Climática se inferem a partir do Clima de uma região ou seja, informações baseadas, no mínimo, em trinta anos de estudo. A cada três meses um grupo de meteorologistas se reúne para analisar dados climáticos e as tendências para daqui a três meses. Esta reunião se chama Forum Climático Catarinense e se encarrega de divulgar a cada área do nosso estado. O site é taxativo: Este outono/Inverno será seco com temperatura próxima a média.


O mais buscado pela Engenharia ou serviços à céu aberto é a PRECIPITAÇÃO, onde se mantém a expectativa generalizada para toda Santa Catarina de chuva abaixo da média climatológica ou seja, em menor que o normal, especialmente para o mês de junho. “A chuva deve ser mal distribuída, persistindo a estiagem no estado, agravando a situação nas regiões Oeste e Meio-Oeste” taxativamente informa o site, que fornece números (da quantidade em mm) por região.


Quanto à TEMPERATURA, continuam com grande amplitude térmica (maior diferença entre máximas e mínimas) por influência de massas de ar seco informando sobre possibilidade de “veranicos” ou períodos sem chuva e temperatura elevada, relativamente. Nos meses de junho e julho são esperadas três ondas de frio com geada ampla, bem como continuando a temporada de nevoeiros.


Só para constar, no próximo trimestre persiste o enfraquecimento do fenômeno La Niña, tendendo a neutralidade, ou seja, condição de oceano Pacífico neutro, sem influência do El Niño, também.


Elaboração do boletim: Gilsânia Cruz e Marilene de Lima (Meteorologistas)

Previsão do Fórum Climático: EPAGRI/CIRAM, IFSC, CIGERD, ALERTABLU e NSC TV.


Mais detalhes em:

323 visualizações0 comentário
bottom of page