top of page

NOTÍCIAS DA ACE

Previsão Climática para os Próximos três meses maio, junho e julho de 2021

Repetindo que a diferença entre previsão do tempo e a climática, se deve que o tempo se refere a um prazo curto, enquanto que a Climática se inferem a partir do Clima de uma região ou seja, informações baseadas, no mínimo, em trinta anos de estudo. A cada três meses um grupo de meteorologistas se reúne para analisar dados climáticos e as tendências para daqui a três meses. Esta reunião se chama Forum Climático Catarinense e se encarrega de divulgar a cada área do nosso estado. O site é taxativo: Este outono/Inverno será seco com temperatura próxima a média.


O mais buscado pela Engenharia ou serviços à céu aberto é a precipitação, onde se mantém a expectativa para o Oeste e agora o Meio Oeste se destaca em menor que o normal, com tendência à estiagem para o período, podendo se estender esta condição para as demais áreas do estado.


Quanto à temperatura, terão maior amplitude térmica (maior diferença entre máximas e mínimas) especialmente do planalto ao extremo oeste; outras quedas acentuadas continuarão em maio, sendo que neste mês são esperadas geadas. Igualmente se esperam curtos períodos de elevação de temperatura (“Veranicos”), bem como continuando a temporada de nevoeiros. Em junho e julho, além da geada e nevoeiros, podem ocorrer episódios de neve especialmente no Planalto Sul.


Só para constar, estaremos ainda sob o Fenômeno La Niña, com enfraquecimento para o regime de Neutralidade (transição com El Niño) até o fim do outono.


Elaboração do boletim baseado nas autoria de: Gilsânia Cruz e Marilene de Lima (Meteorologistas da EPAGRI-CIRAM), com participação de representantes de IFSC, UFSC, CIGERD/Defesa Civil SC), ALERTABLU, AGF e NSC-TV. Mais detalhes pluviometria, por exemplo, em: https://ciram.epagri.sc.gov.br/index.php/2021/04/27/previsao-climatica/



Figura 1 – Anomalia da TSM nos oceanos Atlântico e Pacifico, em março de 2021.


Figura 2 – Anomalia da TSM no Pacifico e Atlântico, em abril de 2021.

277 visualizações0 comentário
bottom of page