top of page

NOTÍCIAS DA ACE

Professor Joel Krüger, presidente do Confea, destaca importância do 26º Cbenc


Em declaração feita na quinta-feira (25/11), o presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, destacou a importância da participação do Federal na 26ª edição do Congresso Brasileiro de Engenheiros Civis (Cbenc), a ser realizado de 15 a 17 de dezembro próximo, em Curitiba (PR):


"Teremos um estande no evento e o plenário do Confea também viabilizou a participação de importantes lideranças da engenharia civil no Cbenc. Sabemos da importância das discussões ali travadas para a valorização da engenharia, que é absolutamente fundamental para a retomada do crescimento econômico do Brasil. Para nós, é uma honra patrocinar um evento dessa envergadura."


Aberto a profissionais e estudantes da área, o evento é organizado pela Associação Brasileira de Engenheiros Civis (Abenc), entidade civil sem fins lucrativos voltada ao aperfeiçoamento técnico, científico e cultural. Neste ano, além das últimas novidades e atualizações do setor, o encontro terá como destaque os debates voltados a um ensino superior de melhor qualidade para a Engenharia Civil e a importância desse aprimoramento de formação para a sociedade como um todo, dado o impacto da profissão na vida da comunidade.


Diretrizes Curriculares


“Acreditamos que as novas diretrizes curriculares possam trazer contribuições significativas para o processo de ensino e aprendizagem da Engenharia. Neste sentido, reconhecemos que a sua implantação não é uma tarefa fácil e precisa ser consentânea com a legislação que regulamenta o exercício profissional. A Abenc, sensibilizada pelos possíveis impactos trazidos pelas novas DCNs, cria neste Cbenc espaços e oportunidades de discussão e reflexão sobre o tema”, destaca o eng. civ. Francisco José Teixeira Coelho Ladaga, presidente da associação e porta-voz do evento.


“Temos uma profissão viva e com alta demanda, haja vista a efetiva contribuição da mesma à economia de nosso país neste momento de pandemia. É preciso cuidado para que propostas curriculares mal planejadas e supostamente inovadoras venham a descaracterizar esta clássica e histórica profissão", alerta Ladaga. Dentro deste enfoque, a palestra do eng. civ. Marcos Tozzi, doutor em Engenharia pela Universidade de São Paulo (USP) e especialista em avaliação de cursos de graduação, abordará um dos assuntos mais importantes do momento, que é a qualidade do ensino superior da profissão no Brasil.


Dando sequência ao tema, a palestra do eng. civ. Dante Alves Medeiros, doutor em Engenharia formado pela USP e professor desde 1985 da Universidade Estadual de Maringá (UEM), será de grande valia, com discussões sobre diretrizes curriculares específicas para o ensino da profissão.


Serão realizadas ainda palestras sobre assuntos pertinentes à Engenharia Civil, como Plano Diretor, pontes estaiadas e protendidas, a nova Lei de Licitações, Engenharia Costeira e a NBR 15575, que trata do desempenho de edificações habitacionais, entre outras.


O ministro da Infraestrutura, eng. civ. Tarcísio Gomes de Freitas, fará palestra de encerramento abordando o tema “A Infraestrutura Brasileira”.


Equipe de Comunicação do Confea


Serviço: 26ª edição do Congresso Brasileiro de Engenheiros Civis (Cbenc) Data - 15 a 17 de dezembro/2021 Cidade - Curitiba (PR) Local - Instituto de Engenharia do Paraná (IEP) End.: R. Emiliano Perneta, 174 – Centro /CEP 80010-050. Fone: (41) 3068-9850 Realização – Abenc - http://www.abenc.org.br

9 visualizações0 comentário
bottom of page