NOTÍCIAS DA ACE

Reunião Conjunta da FEBRAE com a Participação da Presidência da ACE


Presidente da ACE - Professor Engenheiro Civil Roberto de Oliveira Ph.D.
Presidente da ACE - Professor Engenheiro Civil Roberto de Oliveira Ph.D.

O Presidente da ACE - Professor Roberto de Oliveria Ph.D. participou de mais uma reunião conjunta Diretoria Executiva e Conselho Fiscal (146.ª) com a do conselho diretor (734.ª sessão) da FEBRAE – Federação Brasileira de Associações de Engenheiros, realizada através de videoconferência. Importantes e muito relevantes temas foram passados por este encontro presidido pelo recém-empossado Presidente, Eng. Hideraldo Rodrigues Gomes. Antes de entrar nos assuntos mais específicos, durante a reunião o Engenheiro e Diretor José Tadeu da Silva trouxe o assunto representatividade da classe salientando que tem que haver uma ação da FEBRAE e das Associações, junto aos conselheiros federais para que haja uma plenária mais robusta com maior representatividade de cada Estado.

Agora nos assuntos mais pontuais trata-se da Certificação e Qualificação Profissional, similar ao Exame de Ordem de Advogados. No CDEN se fala muito sobre a certificação, qualificação e acreditação profissional e que o Diretor José Tadeu da Silva, entrou em um comitê técnico do CDEN. O IBAPE já tem um processo de certificação, que inclusive o Presidente da FEBRAE, José Tadeu e o presidente do IBAPE estão neste comitê, sendo que o IBEC encaminhou o processo de certificação para nos auxiliar.


Outro assunto de muita relevância se refere a um Estudo para mudança da lei 5194, em relação ao repasse dos 16% da ART de modo que seja destinado DIRETAMENTE para as Associações, está sendo elaborado para apresentação ao Governo Federal. No final de Abril e começo de Maio, deverá haver uma aproximação junto aos deputados e senadores, oficializando a necessidade de aprovar os projetos de interesse de nossa categoria. Mobilize o seu Senador e/ou Deputado conhecido para estes propósitos!


E também, se comenta a respeito do processo de Carreira de Estado, o qual o Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo, serão reconhecidos com esta Lei, o qual está no Congresso para ser Pautado desde 2017, quando o então Presidente do CONFEA, José Tadeu, José Gilberto e o Conselheiro Federal Modesto estiveram na Casa do então Presidente da Câmara Rodrigo Maia, para solicitar que o projeto fosse votado, o qual o mesmo garantiu que seria; esse processo já tinha passado, inclusive pelo Senado, tendo passado pela CCJ, agora precisa ser recolocado em pauta para ser votado e seguir para sanção do Presidente Jair Messias Bolsonaro.


Em boletins futuros faremos citação às atualizações destes importantes temas discutidos pela FEBRAE com a participação da Associação Catarinense de Engenheiros - ACE


Associação Catarinense de Engenheiros - ACE

Valorização da Engenharia - Competência & Retidão

Gestão 2020 - 2023

4 visualizações0 comentário