top of page

NOTÍCIAS DA ACE

SBG promove série de cursos on-line sobre Agroecologia


O Núcleo Centro-Oeste da Sociedade Brasileira de Geologia convida para a série de cursos Agrogeologia: uma Nova Fronteira – série de cursos on-line, que será ministrada por grandes especialistas: Éder Martins, Magda Bergman, Suzi Theodoro, Hideraldo Coelho, Andrea Sander, Fábio Andrade, Antonio Zamunér e Paula Machado, com participação de David Manning.

Esta série de quatro cursos será oferecida na plataforma Zoom às sextas e aos sábados, sendo que cada curso terá uma temática diferente relacionada à Agrogeologia, com o objetivo de uniformizar a linguagem, esclarecer conceitos e dúvidas. Além de integrar áreas de interface em torno do tema. O curso foi estruturado em blocos de exposições temáticas intercalados com blocos de perguntas, para favorecer a interação e troca de dúvidas e experiências.

Essa também é uma oportunidade para se preparar para as trocas de experiências e novidades que virão no IV Congresso Brasileiro de Rochagem, a realizar-se em formato virtual em novembro de 2021.

Se interessou pela nossa série de cursos? Clique aqui e preencha o formulário para fazer sua inscrição. Enviaremos e-mail com confirmação de pagamento e plano de ensino do curso. Para a viabilidade do curso, cada turma tem capacidade mínima de 120 inscritos, e capacidade máxima de 300 inscritos. Garanta sua vaga!

Secretaria contato: cursosbgnco@gmail.com (Roberto Candeiro)

Programação Geral

Curso 1: Agrogeologia: uma Ciência de Interface / Ministrantes: Éder Martins e Magda Bergman - Carga Horária: 16 horas / Início: 06 de agosto de 2021 – término 07 de agosto de 2021 Datas: às sextas e sábados / Hora de início: 8h30 às 18h Acesso virtual: o Curso será transmitido com o apoio da plataforma Zoom Tópicos abordados: O que é Agrogeologia; Relação entre rochas, solos e plantas; Ciclos biogeoquímicos; Principais rochas para a agricultura (fertilizantes e remineralizadores); Recursos geológicos de fósforo; Recursos geológicos de potássio; Agrominerais regionais no Brasil; Zoneamento agrogeológico do Brasil; Características e manejo de remineralizadores; Características e manejo de fontes de fósforo; Características e manejo de fontes de potássio; Integração de agrominerais e fontes orgânicas regionais. Curso 2: Legislação e histórico Ministrantes: Suzi Theodoro e Hideraldo Coelho, com participação de David Manning. Carga Horária: 16 horas / Início: 03 de setembro de 2021 – término 04 de setembro de 2021 Datas: às sextas e sábados / Hora de início: 8h30 às 18h Acesso virtual: o Curso será transmitido com o apoio da plataforma Zoom Tópicos abordados: O que é uma Política Pública; Como são feitas as Leis e demais normas jurídicas; Lei 12.890/2013 - conteúdo e histórico; Usos e benefícios dos remineralizadores de solos no mundo - David Manning; Instrução Normativa 05 e 06 de 2016; Entendendo os artigos da IN 05/2016; Quais são as garantias estabelecidas na IN?; Procedimentos para requerer um registro no MAPA; Passo a passo de um Registro para os remineralizadores; Quais são os materiais que possuem registro no Mapa; Outras possibilidades de registro para materiais derivados de rochas. Curso 3: Mineralogia aplicada à agrogeologia Ministrantes: Andrea Sander e Fábio Andrade / Carga Horária: 16 horas Início: 17 de setembro de 2021 – término 18 setembro de 2021 Datas: às sextas e sábados / Hora de início: 8H30h às 18H Acesso virtual: o Curso será transmitido com o apoio da plataforma Zoom Tópicos abordados: em breve maiores informações. Curso 4: Agrominerais e a produção vegetal Ministrantes: Antonio Zamunér e Paula Machado. Carga horária: 16 horas / Início: 08 de outubro de 2021 – término 09 outubro de 2021 Datas: às sextas e sábados / Hora de início: 8h30 às 18h Acesso virtual: o Curso será transmitido com o apoio da plataforma Zoom Tópicos abordados: Sustentabilidade na indústria mineral; Neutralidade climática, economia circular e materiais terrestres; Engenharia da sustentabilidade: Remineralizadores; Rocks for Crops; Nutrição mineral de plantas: Macronutrientes; Nutrição mineral de plantas: Micronutrientes; Biossolubilização: conceitos básicos; Biossolubilização de fosfato; Biossolubilização de potássio. Parceiros da organização Núcleo Centro-Oeste da Sociedade Brasileira de Geologia / Sociedade Brasileira de Geologia (Sede)


Fonte: CREA-RS

53 visualizações0 comentário
bottom of page