NOTÍCIAS DA ACE

Sistema Elétrico Brasileiro têm expansão de geração e transmissão de energia

Publicado em 11/03/2022 17:31 horas

Sistema elétrico brasileiro têm expansão de geração e transmissão de energia - Foto: Luciano Martinhago/Eletrosul
Sistema elétrico brasileiro têm expansão de geração e transmissão de energia - Foto: Luciano Martinhago/Eletrosul

Ministério de Minas e Energia (MME), por meio da Secretaria de Energia Elétrica (SEE), publicou, nesta quinta-feira (10/03), o Boletim Mensal de Monitoramento do Sistema Elétrico Brasileiro do mês de janeiro. Segundo o documento, o destaque é a exportação de energia da região Norte do País aos demais subsistemas do Sistema Interligado Nacional (SIN), bem como a expansão do sistema elétrico brasileiro.


Em janeiro de 2022, foi observada a continuidade das chuvas no Brasil, contribuindo para o aumento da água que chega às hidrelétricas, com o registro de valores acima da média histórica nas regiões Sudeste/Centro-Oeste, Nordeste e Norte. Como resultado, foi possível dar continuidade ao reenchimento dos reservatórios de usinas hidrelétricas relevantes, contribuindo para o aumento do armazenamento de todos os subsistemas. A única exceção foi a região Sul, que ainda tem baixo armazenamento nos reservatórios.

A expansão do sistema elétrico brasileiro (SEB) também foi destaque em janeiro. A capacidade instalada total de geração de energia elétrica atingiu 191.080 MW, incluindo geração distribuída (GD). Em termos da transmissão, foram incorporados 687 km de linhas, em janeiro de 2022.


Boletim Mensal de Monitoramento do Sistema Elétrico Brasileiro

O boletim é composto por 12 seções que trazem dados sobre o cenário do SEB em dezembro de 2021 e janeiro de 2022, contemplando as condições hidrometeorológicas dos subsistemas do SIN, incluindo os valores de energia natural afluente (ENA), armazenamentos, cenários de precipitação e temperaturas observadas no País.


O documento traz informações sobre os intercâmbios de energia elétrica entre os subsistemas e respectiva política energética adotada, incluindo os intercâmbios internacionais de energia elétrica com a Argentina e com o Uruguai. O boletim também mostra o acompanhamento do mercado consumidor de energia elétrica, preços verificados e encargos.


Além disso, o boletim contém dados de produção de energia elétrica do SEB e expansões registradas em termos de capacidade de geração de energia elétrica e ampliação da rede de transmissão.


Acesse aqui o Boletim Mensal de Monitoramento do Sistema Elétrico Brasileiro.


Ministério de Minas e Energia

Assessoria de Comunicação Social

(61) 2032-5620

ascom@mme.gov.br antigo.mme.gov.br www.twitter.com/Minas_Energia www.facebook.com/minaseenergia www.youtube.com www.flickr.com/minaseenergia www.instauram.com/minaseenergia br.linkedin.com

0 visualização0 comentário