Ultima Atualização em 08/12/2022
Feira GITEX North Star contou com a participação de mais 4 mil empresas de tecnologia, de 170 países diferentes, com soluções em educação, inteligência artificial, cidades inteligentes, entre outras.
Em meio ao forte crescimento do ecossistema de inovação brasileiro, startups nacionais buscam a internacionalização em direção a novos mercados. Os Emirados Árabes Unidos (EAU), que visam se posicionar como um hub tecnológico global, têm chamado atenção do setor. Por isso, a Agência Brasileira de Promoção a Exportações e Investimentos (ApexBrasil) levou 13 startups brasileiras para se apresentarem na feira GITEX North Star, em Dubai, de 10 a 13 de outubro.
A INFRACITIES que leva apoio do CREA-SC e tem como CEO o Eng. Civil Aloisio Pereira Da Silva, conselheiro da Câmara Especializada de Engenharia Civil, foi um das destaques. “Estamos também em tratativas junto ao Sharjah Research, Technology, and Innovation Park-SRTIP, em conjunto com a ApexBrasil, para iniciarmos uma parceria nos Emirados na área de pesquisa em Infraestrutura Sustentável para Cidades Inteligentes, com a possibilidade de implantação de um projeto piloto no SRTIP,” cometa o Eng. Aloísio.
A GITEX North Star ocorreu junto à feira GITEX Global, numa área dedicada às startups, com uma programação repleta de palestras, sessões de pitch das startups e premiação. Anualmente, negócios multimilionários e importantes parcerias são anunciados na feira que reúne mais de 4 mil empresas de tecnologia, de 170 países diferentes.
A delegação da ApexBrasil contou com empresas que atuam em diferentes setores, como educação, inteligência artificial, cidades inteligentes, transporte, biotecnologia, robótica entre outros. Todas elas trabalham com base tecnológica, soluções escaláveis e possuem potencial para instalação nos EAU. Após o evento, as empresas selecionadas participaram também de uma agenda complementar de imersão no país, com visitas técnicas, reuniões prospectivas e ações de networking, para melhor compreensão das formas de negócios e oportunidades de expansão internacional.
Desde 2020, a participação do Brasil na GITEX, que é organizada pela ApexBrasil, quase triplicou, passando de 5 para 13 startups. A expansão acompanha os bons resultados do setor, que, em 2021, atraiu cerca de US$ 9,4 bilhões em investimentos, com 11 empresas brasileiras atingindo o valor de mercado de mais de US$ 1 bilhão (conhecidas como “unicórnios”). Com esses números recordes para o setor, hoje o Brasil ocupa a nona posição em termos de número total de empresas “unicórnios” no mundo, à frente de países como Japão, Singapura e Coreia do Sul.
Clique aqui para ler mais.
Comments