top of page

NOTÍCIAS DA ACE

TecnoPrev como um benefício corporativo para empregados e dirigentes

Ultima atualização em 21 de setembro de 2022 às 12:04 horas



O plano de previdência complementar da Mútua, o TecnoPrev, foi criado, inicialmente, para profissionais associados e seus dependentes, como uma excelente opção de investimento, auxiliando no planejamento financeiro e na construção da aposentadoria.


Entretanto, recentemente foi promovida uma atualização do regulamento do plano e, com isso, os participantes do plano (mutualistas) também podem inscrever no TecnoPrev os empregados de suas empresas. Ainda, as Entidades de Classe podem inscrever seus membros, seus dirigentes e funcionários.


Dessa forma, o TecnoPrev passa a ser apresentado também como um benefício corporativo, que a organização pode conceder a seus colaboradores. E isso traz uma série de vantagens, tanto para as instituições, quanto para as pessoas.


Cenário da Previdência no Brasil

Constantemente são feitas mudanças nas regras da Previdência Social no país e, assim, o caminho dos brasileiros até a aposentadoria fica ainda mais difícil e tende a piorar com o envelhecimento da população.


Se nos anos 80 havia cerca de 9 trabalhadores sustentando a aposentadoria de 1 idoso, hoje, esse número é de 5 para 1 e deve cair para menos de 2 trabalhadores nos próximos 40 anos. Isso significa que possivelmente passaremos por mais reformas na Previdência, já que ficará impossível fechar a conta.


E esse não é o único problema. A maioria da população não guarda recursos mensais para possíveis imprevistos, a chamada reserva de emergência.


Nesse cenário de incertezas, as empresas ganharam um papel importante. Uma das ações que as empresas podem adotar para ajudar seus funcionários a pouparem mais e investirem de forma mais eficiente é incluir os planos de previdência corporativa no pacote de benefícios.


Com o incentivo de um plano de previdência complementar ofertado pela empresa ou entidade a qual está ligado, a tendência é motivar a pessoa a ter seu plano de previdência complementar. Em muitos casos, inclusive, a motivação pode vir junto com uma contrapartida patronal (quando a instituição deposita um valor ou percentual baseado na contribuição do funcionário ou dirigente)


Vantagens para empresas e colaboradores

A previdência privada empresarial é aquela oferecida por empresas aos seus funcionários como benefício corporativo, uma forma de incentivar os colaboradores a poupar e investir de forma eficiente para o futuro. Assim pode ser definido o TecnoPrev, com essa nova possibilidade da entrada de funcionários das empresas dos engenheiros associados e dos dirigentes e colaboradores de entidades de classe do Sistema.


Nos Estados Unidos, a previdência privada (lá chamada 401k) já é oferecida por mais de metade das empresas, abrangendo cerca de 55 milhões de trabalhadores – cerca de 52% de todos os funcionários formais.


No Brasil, o benefício é mais comum em grandes empresas: cerca de 60% delas oferece a previdência privada aos colaboradores, que representam 8% do total de trabalhadores brasileiros. O número ainda está distante dos Estados Unidos, mas cresce a cada dia.

A explicação está não somente no cenário de incertezas com a aposentadoria pública, mas também é reflexo de uma valorização cada vez maior do capital humano nas empresas, representado pelos colaboradores.


A previdência empresarial pode entrar no portfólio de benefícios que zelam pelo bem-estar do funcionário, junto ao plano de saúde, ao auxílio-alimentação e refeição, por exemplo. Com ela, inclusive, esse portfólio tende a ser mais completo, pois abrange não só a saúde física, como também a financeira.


No fim das contas, a previdência empresarial acaba sendo positiva também para a empresa, pois melhora os índices de produtividade e aumenta a motivação na empresa.


Oferecer um plano de previdência aos colaboradores pode ser 40% mais barato que salário, é um dos benefícios mais desejados por colaboradores, deixa o pacote de benefícios mais competitivo e aumenta a atração de talentos.


Para os colaboradores, a previdência complementar representa acumulação de patrimônio, incentivo fiscal no IR e as contribuições podem ser descontadas automaticamente em folha.

Caso você tenha interesse em saber como a sua empresa pode oferecer o benefício da previdência para os seus funcionários, envie um e-mail para tecnoprev@mutua.com.br e entraremos em contato com você.


Alline Abreu – Comunicação Mútua

20 visualizações0 comentário

تعليقات


bottom of page