top of page

NOTÍCIAS DA ACE

Teremos marinas com complexo turístico (em Floripa) ?


Parabéns Porto Belo!! Boas notícias: vamos trocar a frase "deverá ter"—em Porto Belo— por, sendo em local sem ecochatos e outros desinformados, certamente "vai ter" uma Marina. Mais uma vergonha para Floripa, pois está custando para implantar uma, e as poucas que existem estão lotadas (e não é um complexo turístico), e quem quer ter uma embarcação tem que ir para longe ou apoitará improvisadamente. Uma aberração não poder ter algo para acostar e passear na região metropolitana.


Quais os reflexos de não termos muitas marinas numa ilha que se diz turística? Muitos: (1) diminuição da oferta de mão de obra (cada barco gera 3 a 4 empregos diretos), (2) inexistência de um comércio ligado às atividades marinhas anexo à marina, e assim sucessivamente, se monta um encadeamento econômico para este que seria mais um setor a se desenvolver. Reflexos: (3) quem compra barco tem que ir para fora da região metropolitana; (4) significando, perda de oportunidades de desenvolvimento.


Para se conseguir a Marina da Beira Mar (norte), está sendo um suplício, mas, se explica; aqui deixou de ser a "terra do já teve" e caminha para a "terra do não vai ter" ao contrário de municípios vizinhos. Deste "não vai ter", exemplifica-se o (5) loteamento da Porto Bello na Barra da Lagoa: terreno abandonado....e outros tantos exemplos de empreendimentos, cujo negacionismo (termo da moda em bocas erradas) se espalha e espanta novos empreendimentos (corre de boca em boca dos investidores: ali – Floripa – não dá, se não fossem apenas os por fora, tem ainda uma turma do contra, Military Police estadual e federal).

Resultado (6) para quem acompanha indicadores econômicos: a economia não cresce como deveria. Resultado (7) para quem só acompanha futebol: nossos dois times nunca estiveram tão mal, tão frequentemente.



Imagens do projeto conceitual, previsto para a área da pesqueira Pioneira da Costa, ao lado do Iate Clube, foram postadas no Facebook pelo renomado arquiteto Manoel Doria.

245 visualizações0 comentário
bottom of page