Ultima atualização em 23 de março de 2023
Um programa de integração permanente de iniciativas para o desenvolvimento sustentável das hidrovias brasileiras, visando o fomento da navegação fluvial no Brasil. Essa é a premissa do circuito de Diálogos Hidroviáveis, organizado pela Agência de Desenvolvimento Sustentável do Corredor Centro-Norte (Adecon) desde 2017.
A abertura solene da edição 2023 foi realizada na noite do dia 22 de março, na Sede da Mútua, em Brasília (DF). O evento contou com a presença de diversas autoridades e especialistas da área, como o deputado Edinho Bez, integrante da Frente Parlamentar Mista de Logística e Infraestrutura (FRENLOGI), que representou o presidente do grupo, o senador Wellington Fagundes; o secretário executivo do Ministério de Portos e Aeroportos, Roberto Gusmão, que representou o ministro Márcio França; o diretor geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), Eduardo Nery; o contra-almirante Carlos Alberto Zampieri, representando o comandante da Marinha, almirante Marcos Olsen; o secretário geral da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Nazareno de Araujo, representando a diretora-presidente da Agência, Verônica Rios; o presidente da Adecon, Roland Klein; e o assessor do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), Renato Muzzolon Jr, que representou o presidente do Conselho, Joel Krüger.
Ao dar as boas-vindas aos participantes do evento à “casa de acolhimento da Engenharia”, o presidente da Mútua, Francisco Almeida, explicou um pouco sobre a missão da instituição: “temos auxílios financeiros, mas temos reforçado o papel social da instituição, assim como o apoio à capacitação em parcerias com diversas entidades, como a Adecon, que promovem eventos técnicos como este”, discorreu.
O deputado Edinho Bez leu o discurso que o presidente da FRENLOGI faria na solenidade, mas devido a convocação para reunião na Casa Civil não pôde estar presente. Bez falou dos projetos que o grupo parlamentar tem discutido nessa questão de melhorar o modal hidroviário brasileiro e reforçou a importância dos especialistas e profissionais na construção das soluções para os problemas enfrentados nesse tocante. “A FRENLOGI é uma das maiores Frentes Parlamentares do Congresso em termos do número de integrantes. Nossa sala fica no Senado, lá recebemos as entidades e estamos sempre à disposição quando precisarem”, afirmou.
“Parabéns Mútua e Adecon por pautarem esse importante debate”, disse Eduardo Nery, diretor geral da Antaq, ainda relatando alguns pontos da temática sob a ótica da autarquia e que estarão em debate neste primeiro Diálogos Hidroviáveis de 2023.
Roberto Gusmão, engenheiro e secretário executivo Ministério de Portos e Aeroportos, agradeceu as palavras do presidente da Mútua, Francisco Almeida, que o fizeram lembrar de seu pai. “Ele era engenheiro, foi presidente do Crea-PE e conselheiro federal. Pela sua luta na representação da engenharia no país e pela valoriza da profissão as palavras do presidente da Mútua me tocaram. Tenho muito orgulho dos engenheiros brasileiros pela relevância que têm para nossa nação”, ressaltou.
O anfitrião da noite, Rolland Klein, contextualizou o universo do circuito de debates: “a utilização preponderante do modal rodoviário, principalmente para o transporte de commodities e para grandes distancias, significa um alto custo para o estado e a sociedade brasileira devido ao maior custo no transporte e maior emissão de poluentes. É nesse ambiente que os gargalos são explicitados e a necessidade de soluções se evidenciam. Melhor se estas vierem com uma visão integrada sobre a infraestrutura onde os modais possam se complementar, se for o caso, principalmente se vierem utilizando inovação e sustentabilidade”. Klein ainda fez o convite a todos para que acompanhem, nesta quinta-feira (23/03), o segundo dia da etapa de Brasília dos Diálogos Hidroviáveis, que acontece no auditório do O Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo Federal e do Tribunal de Contas da União (Sindilegis), no Senado Federal sob a ótica dos planos e políticas do governo federal.
Diálogos Hidroviáveis O programa foi criado com o objetivo de apresentar o atual estágio de implantação desta infraestrutura, seu planejamento, entraves e impactos regionais e nacional, visando ações viáveis de curto e médio prazo para o fomento deste modal, sua importância para redução do custo do frete, e sua contribuição para um transporte mais sustentável.
Este programa contou com o fundamental apoio da FRENLOGI – Frente Parlamentar Mista de Logística e Infraestrutura, dedicada à tramitação destes assuntos no Congresso Nacional.
CALENDÁRIO Data: 02 de maio de 2023 Local: Sinop – MT Tema: Arco Amazônico, desafios de manter o crescimento na movimentação de cargas / Acessos aos terminais e navegação Data: 13 de junho 2023 Local: Pederneiras – SP Tema: A hidrovia Tietê Paraná, derrocamento de Nova Avanhandava e segurança da navegação Data: Data: 27 de julho 2023 Local: São Paulo – SP (Cubo Itaú) Tema: Inovação e sustentabilidade na navegação fluvial brasileira e internacional / premiação Inovadores na Navegação Fluvial Data: 31 de agosto de 2023 Local: Belém – PA Tema: Arco Amazônico e segurança da navegação Data: 20 de setembro de 2023 Local: Goiânia – GO Tema: Hidrovia do Paranaíba/Tietê-Paraná / Derrocamento do Pedral Nova Avanhandava e ampliação de operações. Data: 10 de outubro de 2023 Local: Porto Alegre – RS Tema: Navegação na lagoa dos Patos e Mirim / Dragagem e concessão Data: 07 de novembro de 2023 Local: Porto Murtinho – MS Tema: Dragagem e concessão do rio Paraguai / Novos terminais Data: 05 de dezembro de 2023 Local: Furnas – MG Tema: Navegação de turismo e cargas no Lago de Furnas
Fonte e fotos: Alline Abreu – ASCOM/Mútua
Kommentare