NOTÍCIAS DA ACE

Verão, sol e cuidados - Colaboração do Boletim informativo da ACE para com seus leitores


Radiação é qualquer propagação de energia através do espaço, em particular a partir de ondas eletromagnéticas como ondas de rádio, luz visível, luz ultravioleta ou raios X. Entre as mais presentes em nosso dia a dia, estão os raios solares, que exigem mais precauções por parte de nós, humanos. Isso diz respeito particularmente aos raios ultravioleta B, pois são apenas parcialmente absorvidos pela camada de ozônio e apresentam maior incidência durante o verão, em regiões próximas à linha do Equador.


A radiação ultravioleta tipo B pode provocar alterações nos seres humanos, como eritemas, bronzeamento, queimaduras, diminuição da resposta imunológica, indução do câncer de pele - dependendo do tempo e do tipo de exposição. Mesmo em dias nublados, ela está presente. Nesse caso, se bem dosada, tem ação benéfica e necessária no fortalecimento da estrutura óssea. A própria Sociedade Brasileira de Dermatologia, em recente estudo, confirma que a exposição solar leve, com fotoprotetor, não impacta na produção de vitamina D, um importante hormônio produzido pelo corpo.


O mais sensato é evitar a exposição ao sol entre as 10 às 16 horas, além de utilizar bons protetores com filtro solar adequado ao tipo de pele e atividade a ser praticada ao sol. Ou seja, em dias quentes e ensolarados como os registrados aqui no Sul do País, a melhor maneira de afastar as doenças é a prevenção.


Conselheiro Fiscal e Representante da ACE na Câmara Especializada de Engenharia do CREA-SC - Engenheiro Eletricista Gilberto dos Passos Aguiar
Conselheiro Fiscal e Representante da ACE na Câmara Especializada de Engenharia do CREA-SC - Engenheiro Eletricista Gilberto dos Passos Aguiar

O Sol - além da luz, calor, energia (fontes renováveis) -, tem o papel regulador no ecossistema e, sem isso, o equilíbrio da natureza se desfaz - a vida e o homem desaparecem. Trata-se de uma força vital. Porém, até mesmo os raios que refletem na superfície da terra merecem atenção, pois podem afetar a pele humana.


Para tornar as radiações grandes aliadas da saúde e do bem estar físico e mental, convém evitar exageros nas praias, cachoeiras e rios, ou na prática de esportes ao ar livre em horários proibitivos. Por outro lado, o uso de lentes escuras de boa qualidade e a hidratação constante do corpo são atitudes de bom senso. Feita a lição de casa, a questão é usufruir dessa estação alegre e convidativa para o encontro com todas as belezas que a natureza pode nos proporcionar.

21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo