NOTÍCIAS DA ACE

Visita a ACATE São José


Nesta foto aparecem à esquerda (para direita) eng Irani, Silvio, Dimas e o prof Roberto de Oliveira, PhD, presidente da ACE
Nesta foto aparecem à esquerda (para direita) eng Irani, Silvio, Dimas e o prof Roberto de Oliveira, PhD, presidente da ACE

Nesta quarta-feira as 11 horas a ACE realizou com o presidente e o engenheiro Eduardo Irani, Diretor de Políticas Profissionais da ACE, uma visita a outra instalação da ACATE. Nos recepcionaram o coordenador local, Daniel Dimas da Silva (diretor da DIMAS Construções), que foi acompanhado pelo diretor Sílvio Kotujansky (Head de Inovações e Novos Negócios) da ACATE. Esta instalação trata-se de uma expansão natural de serviços de pesquisa de inovação que transforma a Grande Florianópolis, num Vale do Silício brasileiro.


Startup se conceitua uma empresa em fase inicial que possui uma proposta de negócio inovadora e com um grande potencial de crescimento. Podem atuar em qualquer área ou tipo de mercado e, normalmente, utilizam a tecnologia como base. Nosso interesse como ACE na Valorização (efetiva) da Engenharia (e Geo Ciências) se engloba no sentido de futuro para nossos profissionais em deixar de ter seu exercício da atividade em presa fácil da automação e outros efeitos inescapáveis da TI a quem parar no tempo.


Um exemplo atual, temos a mudança radical da troca de paradigmas do projeto englobado pela projetação ou graficação, especificamente, o caso da Plataforma BIM (Building Information Modelling) que veio para ficar e substituir processos convencionais de desenho e projetos de Engenharia. Facilita a compatibilização em 3D (corre notícia de expansão para 4 e 5D!) das diversas disciplinas projetuais que envolvem uma construção. Como resultado, otimiza projetos e propiciando mais efetividade nos processos construtivos.


As ações empreendidas na Frente Parlamentar de Logística (FRENLOGI, juntando Câmara e Senado) para difundir esta nova ferramenta de projeto vão torná-la definitivamente em lei, deverão alijar muitas empresas de projeto convencionais QUE NÃO ADERIREM. A ACE faz parte deste esforço juntamente com o sistema CONFEA CREA e, naturalmente trata de participar de muitas inciativas neste sentido. Qualidade de projeto e o porquê disto, deverão ser abordados nos próximos Boletins da ACE.


Presidente Roberto na sala de estar, aliás, de bem estar como são as instalações "padrão ACATE"
Presidente Roberto na sala de estar, aliás, de bem estar como são as instalações "padrão ACATE"

19 visualizações0 comentário